Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

OS LEPROSOS ESPIRITUAIS


Lucas 17 -  11. E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passava pela divisa entre a Samária e a Galiléia.
 12. Ao entrar em certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, os quais pararam de longe,
 13. e levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!
 14. Ele, logo que os viu, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, enquanto iam, ficaram limpos.
 15. Um deles, vendo que fora curado, voltou glorificando a Deus em alta voz;
 16. e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, dando-lhe graças; e este era samaritano.
 17. Perguntou, pois, Jesus: Não foram limpos os dez? E os nove, onde estão?
 18. Não se achou quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?
 Bíblia JFA

Dentre tantas lições que podemos extrair do texto acima, sem dúvida uma das mais importantes refere-se à ingratidão. Jesus se surpreende ao notar que dos dez que foram purificados apenas um voltou para agradecer, só um glorificou a Deus pelo milagre recebido.

1- Ser agradecido é uma questão de honra.


A)  Colossenses 3:15. E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.
O Apóstolo Paulo está instruindo os crentes em Colosso a respeito da nova vida que tinham recebido em Cristo.

B) Ser agradecido precisa transcender a questão do mero agradecimento por bênçãos recebidas, ou algum favor. Trata-se na verdade de uma atitude constante do nosso coração. Nossa união com Cristo nos proporcionou coisas muito mais importantes. Ele nos reconciliou com Deus, essa é a maior graça que recebemos através da expiação na cruz.

C) Assim como Jesus, nós também vamos lidar com pessoas ingratas.

Gente que não valoriza nada e nem ninguém. No seu desespero e na dificuldade correm para a Igreja, são acolhidos, tratados, pastoreados, são honrados, mas o seu coração é de desonra. São incapazes de voltar e agradecer.

2- Porque precisamos aprender a lidar com esse tipo de situação?

A) Pessoas assim nos ferem, trazem amargura ao nosso coração e a amargura pode gerar tristeza.

B) Pessoas assim nunca se firmam e são naturalmente inconstantes em tudo que fazem.  São pessoas que Deus afirma não ter prazer nelas.
Por isso Salomão  em Prov. 26:8 escreve que "Como o que ata a pedra na funda, assim é aquele que dá honra ao tolo."

C) Você vai trabalhar com elas e por elas, investirá recursos e tempo e tudo o que receberá em troca será ingratidão.
São "leprosos espirituais" que mesmo depois de purificados não demonstram qualquer gratidão.
Exatamente por isso não podemos parar ou chorar por esses, precisamos seguir e honrar aqueles que têm para com Deus e o Reino um coração de honra, são firmes e decididos em tudo que fazem, são gente de aliança.
         

               Outra característica de pessoas assim é que como os leprosos, que viviam em comunidades separadas, por força da lei,  "leprosos espirituais" estão sempre cercados de outros "leprosos". Assim seguem com suas vidas, porque afinal, todos sabem que os iguais é que se atraem.
              Glórias a Deus porque sempre haverá alguém que volte e revele que ainda vale a pena honrar e viver em aliança. Glórias a Deus porque para cada um que não valoriza a graça recebida Deus mandará muitos outros que honram a aliança que temos em Deus.
 Sempre haverá um Matias que não nos permitirá chorar pelo Judas que se foi.

Pr Anselmo Melo


0 comentários:

Real Time Web Analytics
Template personalizado por Elaine Gaspareto

TOPO ▲