27/10/2017

Os Cristãos devem celebrar o Halloween (Dia das Bruxas)?

Resposta:Quer os Cristãos devam ou não celebrar o Dia das Bruxas pode ser um tema muito controverso. Alguns Cristãos celebram esse dia simplesmente ao vestir-se com uma fantasia por divertimento, enxergando isso como algo inocente e inofensivo. Outros Cristãos estão igualmente convencidos de que o Dia das Bruxas seja uma festa satânica criada para adorar os espíritos do mal e promover a escuridão e maldade. Então, quem está certo? É possível que os Cristãos comemorem o Dia das Bruxas sem comprometer a sua fé?

O Dia das Bruxas, independente do quão comercializado, tem uma origem quase que totalmente pagã. Por mais inocente que pareça a alguns, é algo a ser levado muito a sério. Os Cristãos geralmente têm várias formas de celebrar ou não celebrar o Dia das Bruxas. Para alguns, essa comemoração significa ter uma "alternativa" Festa da Colheita . Para outros, é ficar longe dos fantasmas, bruxas, duendes, etc, e vestir trajes inócuos como, por exemplo, de princesinhas, palhaços, cowboys, super-heróis, etc. Alguns escolhem não fazer nada, preferindo trancar-se em a casa com as luzes apagadas. Com a nossa liberdade como Cristãos, temos a liberdade para decidir como agir.

A Escritura não menciona o Halloween de forma direta, mas dá-nos alguns princípios para que possamos tomar uma decisão. No Israel do Antigo Testamento, a feitiçaria era um crime punível com a morte (Êxodo 22:18, Levítico 19:31, 20:6, 27). O ensinamento do Novo Testamento sobre o ocultismo é bem claro. Atos 8:9-24, a história de Simão, mostra que o ocultismo e Cristianismo não se misturam. A narrativa de Elimas, o feiticeiro, em Atos 13:6-11, revela que a bruxaria é completamente oposta ao Cristianismo. Paulo chamou Elimas de um filho do diabo, um inimigo da justiça e um corruptor dos caminhos de Deus. Em Atos 16, em Filipos, uma menina possessa de espírito adivinhador perdeu seus poderes demoníacos quando o espírito maligno foi expulso por Paulo. A questão interessante aqui é que Paulo se recusou a permitir que até declarações boas fossem feitas por uma pessoa sob influência demoníaca. Atos 19 mostra os novos convertidos bruscamente quebrando os laços com suas prévias práticas do ocultismo ao confessar, mostrar suas más ações e ao trazer seus apetrechos de magia para queimá-los na frente de todos (Atos 19:19).

Assim, deve um Cristão comemorar o Halloween? Existe algo de mau em um Cristão se vestir como uma princesa ou cowboy e andar pela vizinhança pedindo por doces? Não, não existe. Existem coisas sobre o Halloween que são anti-Cristãs e que devem ser evitadas? Claro que sim! Se os pais vão dar aos seus filhos permissão de participar no Halloween, então eles devem certificar-se de que seus filhos não vão se envolver nos aspectos mais escuros do dia. Se os Cristãos vão participar no Halloween, então sua atitude, roupa e, mais importante, seu comportamento, ainda devem refletir uma vida redimida (Filipenses 1:27). Há muitas igrejas que possuem "festivais da colheita" e incorporam fantasias, mas em um ambiente devoto. Há muitos Cristãos que distribuem, juntamente com os doces de Halloween, folhetos que compartilham o Evangelho. A decisão final é nossa. Entretanto, assim como com todas as outras coisas, devemos seguir os princípios de Romanos 14. Não podemos permitir que nossas próprias convicções sobre um feriado causem divisão no corpo de Cristo, nem podemos usar nossa liberdade para levar os outros a tropeçar em sua fé. Devemos fazer todas as coisas como ao Senhor.

Fonte:Got Questions?org

Author Image

Anselmo Melo
Anselmo Melo, Carioca, casado e pai de três filhos (herança do Senhor). Pastor Evangélico e empresário. Moro atualmente no Estado de São Paulo onde pastoreio a Igreja de Nova Vida em Limeira. Sou fundador e presidente da Associação Projeto Resgate Vida.

4 comentários:

  1. o que é o jejum ,ainda faz parte da grca?

    ResponderExcluir
  2. Olha quem está de volta!!Eu,Adriana.
    Vou gostar bastante se você for me visitar.Se não sentir vontade não tem problema,foi para a liberdade que Cristo que nops libertou.

    Aprendi que o cristão pode tudo que ele quiser,só não não poderá entrar no reino dos céus.Mas isso é pra se falar outro dia.Tudo me é lícito mas nem tudo me convém.
    Pastor Anselmo,hoje não posso mais pegar leve comigo,tenho que tratar forte com meus gostos,desejos e sonhos,porque percebi que minha carne,meu ser vive querendo pecar.
    A lei do pecado que está em mim não me dá tempo pra nada,por isso decidi firmemente me render a lei do ESPÍRITO DA VIDA,pois é só lá que me sinto segura e em paz.
    O mundo é muito atrativo mas para um cristão Cristo deve ser muito mais atrativo.Não devo comentar aqui,deixando minha pecadora opinião se outros cristãos podem participar de festas mundanas,eu não posso.Não posso me conformar com esse século.Cada um deve pedir ao Pai,se sim ou se não,deve sentir em seu espírito a liberdade ir e vir.Mas,a palavra diz que aquele que se une ao Senhor é um espírito com Ele.Portanto,devemos amar tudo que DEUS ama(pessoas) e odiar tudo que DEUS odeia(pecado).Agindo assim não há mais condenação,podemos nos alegrar em Cristo,o nosso gozo sem fim.
    Vá me visitar.Espero por você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Você tinha mesmo sumido. Fico feliz por seu retorno e por se recordar do blog. É claro que vou passar por lá e dar uma espiada no seu espaço.
      Quanto ao seu comentário, é bem isso. Essa nove geração, a geração do "isso não tem nada há ver", brinca com o pecado, "tiram o diabo para dançar" e acham que não haverão consequências. Lamentavelmente é isso que temos visto.

      Excluir

Seu comentário é muito importante,
Você pode elogiar ou criticar, observe apenas:

1-Não publicamos criticas de ANÔNIMOS e nem comentários que não estejam relacionados com o assunto.

2-Baixarias e palavrões também não.

3-Nem todas as publicações são de minha autoria e o fato de estarem aqui não implica necessariamente em que eu concorde com todo o teor do post.

4- Quer ser respeitado? Mostre respeito!

Autor


Anselmo Melo, Carioca, casado e pai de três filhos (herança do Senhor). Pastor Evangélico e empresário. Presidente do COPEL, Conselho de Pastores Evangélicos de Limeira. Moro atualmente no Estado de São Paulo onde pastoreio a Igreja de Nova Vida em Limeira. Fundador e Presidente da Associação Projeto Resgate Vida.
Saiba mais →

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *