18/04/2013

Apenas a Igreja Católica é capaz de interpretar a Bíblia, diz Papa

Apenas a Igreja Católica é capaz de
 interpretar a Bíblia, diz Papa
A declaração é uma critica a interpretação subjetiva, feita por igrejas protestantes.
por Leiliane Roberta Lopes
Apenas a Igreja Católica é capaz de interpretar a Bíblia, diz Papa
Durante seu discurso no Comitê da Bíblia do Vaticano, que aconteceu na última sexta-feira (12), o papa Francisco rejeitou a interpretação subjetiva da Bíblia e disse que apenas a Igreja está habilitada a interpretar corretamente as escrituras.
“O Concílio lembrou com grande clareza: tudo o que está relacionado com a maneira de interpretar as Escrituras está, em última análise, sujeito ao julgamento da Igreja, que realiza o seu mandato divino e o ministério de preservar e interpretar a palavra de Deus”.
Esta foi uma das poucas vezes que o papa citou o Concílio Vaticano II (1962 – 1965) e a Constituição ‘Dei Verbum’ que falam sobre o papel da Igreja.
“A Sagrada Tradição transmite a Palavra de Deus plenamente (….) Desta forma, a Igreja tira a sua certeza a respeito de todas as coisas reveladas não só nas Sagradas Escrituras. Uma como a outra devem ser aceitas e veneradas com sentimentos semelhantes de piedade e respeito.”
É por esta tradição que ele afirma que a interpretação da Bíblia não deve ser feita apenas de forma intelectual, devendo ser confrontada e inserida dentro dessa tradição da igreja católica.
A posição de Francisco deve desagradar católicos contestatórios e os protestantes que defendem a o direito da livre interpretação das escrituras. O que para o papa não pode acontecer.
“A insuficiência de qualquer interpretação sugestiva, ou simplesmente limitada a uma análise incapaz de acolher o significado global que tem sido construído há séculos pela tradição de todo o povo de Deus”. Com informações G1.
Fonte:GospelPrime
Author Image

Anselmo Melo
Anselmo Melo, Carioca, casado e pai de três filhos (herança do Senhor). Pastor Evangélico e empresário. Moro atualmente no Estado de São Paulo onde pastoreio a Igreja de Nova Vida em Limeira. Sou fundador e presidente da Associação Projeto Resgate Vida.

5 comentários:

  1. Pr Anselmo,
    Paz

    Sabe amigo: Einstein morreu; Freud e Newton morreram, e eu não estou me sentindo muito bem...
    Um dia eu aprnderei.
    Alberto

    ResponderExcluir
  2. Só se for a bíblia deles da Babilônia Católica Romana, porque a bíblia real de Deus, Jesus e os apóstolos eu sei muito bem interpretar, pois o Espírito Santo me revela a Verdade.
    Aliás será que este idiota do Papa não sabe que até Satanás conhece mais a Bíblia do que ele e sua igreja Católica, à perseguidora e assassinos de cristãos na época da inquisição? E este Papa escravo do diabo, vem dizer isto discaradamente?
    Será que ele sabe que a besta do Apocalipse vai sair de lá de dentro da Babilônia Católica Romana? Isto ele não fala não! E que a Bíblia condena os efeminados os gays e seus atos ilícitos, ele ele não fala nisto, se lá é o celeiro de gays pedófilos, está parte na bíblia deles não existe.
    Pois até Satanás usou a Palavra de Deus para tentar fazer Jesus Cristo a pecar no deserto, e eles não sabem disto! OH! Coitado! deste Papa!
    Satanás sabe mais do que eles sendo seu chefe? O Papa é amigo dele e está mal informado pelo diabo hein? E vem dizer que são certos? Devemos saber que existem bíblias e tem aí a bíblia do diabo, quem sabe é a dele do Papa e da Babilônia igreja Católica hein?
    O diabo dizia a Jesus insitentemente: Esta escrito! O diabo sabe a letra das Escrituras, mas não sabe o poder da revelação e salvação que há dentro dela, que só o Espírilto Santo é que concede aos fíeis seguidores de Jesus Cristo, isto Satanás dança, fica perdidinho.
    Pastor Anselmo! A bicharada dos gays os Padres e Cardeiais do Vaticano parou? Ou só deu um tempo, e depois vem a todo vapor continuar as sacanagens e putarias que rola lá dentro, e os padres pedófilos já foram presos?
    Será que a bíblia dele fala isto?
    Que lição mais sem lógica deste infeliz Papa! Nein?

    ResponderExcluir
  3. Quem sabe o que é letra morta vai entender isto como discurso morto. Não se importando com a opinião dele (o papa). Há tempos a igreja romana tenta reunir as "ovelhas extraviadas" segundo seu próprio entendimento e se utiliza de estratagemas para alcançar seu intento, inclusive da mentira. Algumas igrejas protestantes estão caindo no engodo e estão acedendo, como a luterana, por exemplo. Mas os que estiverem firmes na Palavra de Deus pouco se importarão com esse discurso morto que, na verdade, surtirá efeito contrário, pois os que são diligentes e perseverantes no caminho estreito, vão se sentir ainda mais animados em continuar a "batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos". (Judas 1:3b)

    ResponderExcluir
  4. Como cristão de fato, não posso deixar de expressar meu pensamento a respeito dessa notícia:

    A declaração do chefe da Igreja Católica não causa nenhum abalo no
    meio protestante. Sua fala é dirigida somente ao seu rebanho. Não interessa ao meio evangélico, graças a Deus! Isso seria monopolizar a interpretação da Bíblia. Ela não tem dono: A palavra de Deus, como ela mesma diz, é a palavra de DEUS e não da Igreja A ou B…, muito menos da Católica. Ela não possui o monopólio da leitura, da verdade, da Bíblia e de sua interpretação, e ponto final. É um mecanismo de poder, que a Igreja catóilica arroga a si. Ela é arrogante. “Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias e autoridade para agir quarenta e dois meses; e abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para lhe difamar o nome e difamar o tabernáculo, a saber, os que habitam no céu. Foi-lhe dado, também, que pelejasse contra os santos e os vencesse. Deu-se-lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação” Ap. 13,5-7.

    Paz fraterna!

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus! Então baseado nesta afirmação, nem adianta eu ler a palavra de Deus, e isto mesmo?

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante,
Você pode elogiar ou criticar, observe apenas:

1-Não publicamos criticas de ANÔNIMOS e nem comentários que não estejam relacionados com o assunto.

2-Baixarias e palavrões também não.

3-Nem todas as publicações são de minha autoria e o fato de estarem aqui não implica necessariamente em que eu concorde com todo o teor do post.

4- Quer ser respeitado? Mostre respeito!

Autor


Anselmo Melo, Carioca, casado e pai de três filhos (herança do Senhor). Pastor Evangélico e empresário. Presidente do COPEL, Conselho de Pastores Evangélicos de Limeira. Moro atualmente no Estado de São Paulo onde pastoreio a Igreja de Nova Vida em Limeira. Fundador e Presidente da Associação Projeto Resgate Vida.
Saiba mais →

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *