17/06/2023

Quantas pessoas vão estar presentes no seu funeral?


Quantas pessoas vão estar presentes no seu funeral? Perguntei aos presentes em uma reunião onde preguei recentemente no Rio de Janeiro. A pergunta, é lógico, soou de forma estranha. As pessoas presentes se entre olharam com um sorriso desconfiado. Insisti na pergunta e escolhi alguns irmãos para que me dessem um número, uma suposição é claro, daquilo que consideravam um “bom público” para seu próprio velório.

Surgiram evidentemente algumas piadas do tipo: “Eu não me importo, não vou mesmo ver ninguém”. Respondeu um dos presentes. Minha ideia na verdade concentrava-se no fato de fazer com que os presentes compreendessem que ninguém sai de casa para ir ao funeral de quem não conhece ou de uma pessoa que não é querida. Pelo menos por padrão.

Jeorão, que reinou em Israel foi uma dessas pessoas que ninguém faz questão de lembrar. A Bíblia refere-se a ele dessa forma: Era da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém; e foi sem deixar de si saudades; e sepultaram-no na cidade de Davi, porém não nos sepulcros dos reis. 2 Crônicas 21:20

Essa é a postagem de número 1000 aqui no blog. Durante esse tempo que me dediquei a compartilhar minhas ideias e impressões sobre quase tudo, fiz muitos amigos, mas certamente alguns desafetos. Pessoas que todos os dias passam por aqui e leem o mais novo post ou outro qualquer.  Entre os que aplaudem também existem muitos que não gostam e criticam. Isso é natural e saudável até, porém os amigos e leitores assíduos sabem que meu desejo é o de contribuir de alguma forma para o crescimento e a edificação do corpo de Cristo. Voltando então ao tema da mensagem, quero deixar nesse dia especial para mim, uma reflexão para você. Quantas pessoas notam sua ausência em uma reunião na Igreja ou mesmo entre amigos e familiares? Pode parecer uma pergunta inocente, mas quando respondida com sinceridade, ela pode nos mostrar que tipo de pessoa nós somos ou o que transmitimos aos demais. Será que sentirão sua falta em algum lugar? Sua presença é querida e importante para alguém? Essas perguntas, inquietantes para alguns, mostram que tipo de marca deixaremos no coração das pessoas por onde passamos ou que fazem parte de nossa convivência, do nosso circulo de amizade. Tive a grata oportunidade de receber vários relatos de leitores que foram em algum momento ajudados com o que foi compartilhado nesse espaço. Relatos de pessoas que de alguma forma encontraram um “norte” para continuar vivendo. Casais que aconselhei e ajudei na solução de alguns traumas e dificuldades. Sinceramente eu também não saberia responder exatamente quantas pessoas vão estar presentes em meu funeral, mas, tenho certeza, que poucas pessoas poderão dizer que parti e não deixei saudades. Em Cristo, a quem agora e sempre tributo toda honra e toda glória.

Pr Anselmo Melo




Author Image

Anselmo Melo
Anselmo Melo, Carioca, casado e pai de três filhos (herança do Senhor). Pastor Evangélico e empresário. Moro atualmente no Estado de São Paulo onde pastoreio a Igreja de Nova Vida em Limeira. Sou fundador e presidente da Associação Projeto Resgate Vida.

5 comentários:

  1. Essa pregação foi show!
    Dou graças pela comunidade e por aceitar seus membros com amor e carinho e principalmente como eles são!

    Que Deus abençõe grandemente esse ministério.

    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  2. Pobre "anônimo", falou, falou e não falou nada!
    Vomitando estou eu por a igreja ter pessoas como você... Hipócritas!

    ResponderExcluir
  3. Excelente reflexão meu caro pastor Anselmo. Conhecí dois senhores aqui em minha cidade cujo funeral assemelhou-se em tudo ao do rei Jeorão.

    Anônimo, larga a máscara dos covardes rapaz!


    ResponderExcluir
  4. Achei que mais ninguém merecia ler o que o tal anônimo escreveu. Exclui

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante,
Você pode elogiar ou criticar, observe apenas:

1-Não publicamos criticas de ANÔNIMOS e nem comentários que não estejam relacionados com o assunto.

2-Baixarias e palavrões também não.

3-Nem todas as publicações são de minha autoria e o fato de estarem aqui não implica necessariamente em que eu concorde com todo o teor do post.

4- Quer ser respeitado? Mostre respeito!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *