Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ansiedade é realmente pecado?

“Stress” não é uma palavra bíblica. “Preocupação” e “ansiedade” são. E são pecados.
Essa foi a ideia que iniciou uma conversa em que estive presente recentemente. Nós realmente podemos dizer que algo como ansiedade é pecado? O que faz disso um pecado? Será que não é só uma fraqueza que devemos superar? Ou, talvez, não deveríamos enxergar como uma doença mental?
Há algumas abordagens diferentes que podemos seguir para responder esses questionamentos. Vamos começar buscando os mandamentos de Jesus.

 

É um mandamento

O mandamento “não andeis ansiosos” é repetido várias vezes por Jesus em Mateus 6 (versos 25, 27, 31, 34) e é visto outra vez em Mateus 10.19.
Por mais que esses comandos lidem com situações específicas, a realidade subjacente do contexto é que se Jesus ordena que as pessoas “não andem ansiosas”, nós sabemos que (1) ansiedade não é só um desequilíbrio químico ou uma desordem mental, e (2) há pelo menos algumas formas em que a ansiedade é pecado, simplesmente porque Jesus a proibiu.

 

A teologia de Jesus sobre ansiedade e confiança

Quando Jesus comanda que as pessoas não andem ansiosas em Mateus 6 e 10, ele está ordenando-as a não ficarem ansiosas por coisas específicas: comida, roupas, expectativa de vida, o que acontecerá no futuro e defesa própria quando sofrer pelo evangelho. Eu penso que é seguro dizer que essas são algumas das nossas necessidades mais básicas. Ao argumentar desde as mais coisas básicas e elementares, ele está afirmando que não devemos nos preocupar no sentido mais amplo.
Em outras palavras, se você não deve se preocupar com as coisas mais elementares necessárias para viver, então pelo que você deveria se preocupar? Por nada.
Jesus ensina em uma metáfora nessa passagem, dizendo que somos escravos de um senhor: ou as “coisas” mundanas ou Deus. Ele diz que devemos seguir Deus, pois sendo um justo mestre, nos proverá tudo que necessitamos, ao servi-lo. Por outro lado, se servimos a nós mesmos e trabalhamos para assegurar nossa própria provisão, não podemos nos garantir nada: “Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?”

 Na raiz do problema está a questão da confiança. Se você diz que é um servo de Deus e anda ansioso, você está agindo como se ele fosse um senhor muito perverso. Que tipo de senhor lidera seus servos mas não provê o que eles necessitam? Se mesmo os senhores humanos provêm para seus servos, pensar o contrário de Deus é não ter nenhuma confiança nele!
Confiar em si mesmo é o que produz ansiedade. E é em vão: “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal” (Mateus 6.34). Confiar em Deus, por outro lado, te liberta da ansiedade e te capacita a obedecer o mandamento de não andar ansioso.

 

Os apóstolos concordam

É por causa de tudo isso que o apóstolo Paulo escreve em Filipenses 4 aos crentes de Filipos: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Filipenses 4.6). Há um lugar certo para se colocar sua confiança. E isso é o que está em jogo quando lutamos contra a ansiedade.
Pedro argumenta de forma similar:
Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1 Pedro 5.6-7)
Pedro, após lembrar seus leitores de que Deus se opõe aos soberbos, mas concede graça aos humildes (1 Pedro 5.5), agora diz o que é ser humilde. Humildade é lançar todas a ansiedade de meus ombros sobre Deus.
Não lançar sobre ele minhas preocupações é orgulho. Me apegar a minhas ansiedades é almejar a supremacia que só pertence a Deus.
Quando estou ansioso, estou tentando tomar o trabalho que é de Deus. Eu penso que, ou ele não se importa o suficiente comigo, ou ele não tem o controle da situação. Quando estou ansioso, quando me recuso a lançar minhas preocupações sobre ele, estou dizendo que sei lidar melhor com a situação do que Deus saberia.
Isso é o oposto da humildade. É o oposto da confiança. Por isso é pecado. E isso traz consequências (em um sentido similar a Romanos 1, desprezando o conhecimento de Deus, e por isso podem haver manifestações físicas e comportamentais que o mundo descreve em termos estritamente naturais, atribuir a causas estritamente naturais e então oferece abordagens estritamente naturais para a cura).

 

Há algum tipo certo de ansiedade?

Então toda ansiedade é sempre pecado? Eu penso que não, em um certo sentido. Paulo fala da preocupação que ele tem pelas igrejas (2 Coríntios 11.28) e em outras passagens ele fala das ansiedades que uma pessoa casada sempre sente em relação a agradar seu cônjuge (1 Coríntios 7.33-34). E ele faz um contraste disso com a ansiedade que se deveria sentir idealmente em agradar ao Senhor (1 Coríntios 7.32).
Então uma certa forma de ansiedade não é pecado. Mas a ansiedade que é livre de pecado não o é por alguma desculpa mental ou física, mas sim porque a natureza dessa ansiedade é diferente. É mais uma espécie de zelo ou anseio do que preocupação. É a expressão do quão preocupado alguém está com sua necessidade de andar segundo os princípios de Deus em sua vida.
Quão distante isso está da ansiedade que eu sinto normalmente!
A única ansiedade desculpável, me parece, é a que está ativamente ‘buscando primeiramente o reino de Deus e a sua justiça’ com uma disposição de confiança no coração, crendo que ‘todas essas coisas serão acrescentadas’ da forma que Deus quiser, quando ele quiser (Mateus 6.33). Quem dera eu tivesse mais dessa ansiedade.
Por  Julian Freeman  Fonte: IProdigo
Traduzido por Filipe Schulz | iPródigo.com | Original aqui

5 comentários:

Nike disse...

Pastor Anselmo, eu vejo a ansiedade juntamente com a depressão como doenças que se arrasta a séculos e séculos.
Eu sou ansioso e tomo remédio controlado faixa preta como Rivotril, isto para ficar mais ou menos normal.
Remédios controlados psiquiátricos não agem 100% e muitas vezes pioram o seu caso psicológico e neurológico da mente.
A ansiedade já faz parte da raça humana, e acredito que 90% da raça humana sofre deste mal.
Jesus sabia que o ser humano é ansioso, e disse estas palavras não andeis ansiosos com coisas alguma, ele quis dizer para descansar nele, lançar sobre Ele todas as nossa ansiedades porque Ele tem cuidado de nós, deixar Ele carregar todas nossas enfermidades, ansiedade etc, como está aí do texto.
A ansiedade leva a depressão confirmado pelos médicos, é uma doença do século atual e que leva ao suicídio.
É por isto que é proibido expôr o número de suicido que é enorme para a sociedade em tvs , rádios etc.
Os médicos dão remédios, mas não funciona 100% é paliativo, mascaram por horas somente, mas o mal da ansiedade e depressão continuam.
Só Jesus Cristo é que pode tirar este mal dos homens em crise de ansiedade e depressão, não há outro caminho.
Pastor, depois que comecei a ler mais a bíblia, orar mais e pregar o evangelho de salvação aos homens perdidos, comecei a melhorar deste mal, eu tomava 20 comprimidos por dia, hoje ainda tomo, mas um só comprimido que é o Rivotril.
Mas estou sentido que não vou precisar mais de tomar esta droga, Jesus Cristo está sendo a minha paz, meu porto seguro .

Anônimo disse...

obrigado amado pastor por esse explicação acerca de ser pecado a ansiedade.q Deus te abençoe.

Pr. Anselmo Melo disse...

Entristeci-me de em ouvir sua história Nike. Rogo que o Senhor de toda glória sustente sua vida e providencie livramento para você.
Um grande abraço meu irmão.

Pr. Anselmo Melo disse...

Por nada meu irmão. Que Deus abençoe sua vida ricamente. Paz!

telmo flores disse...

Que alegria em ver o depoimento do Nike, também começo a acreditar que a depressão é uma doença da alma, portanto não suscetível aos medicamentos. Tenho buscado em Deus também esta cura e o "remédio" de ler mais a Bíblia, orar mais e pregar o evangelho é a "receita" perfeita. Força, Nike, Deus te abençoe.

Real Time Web Analytics
Template personalizado por Elaine Gaspareto

TOPO ▲