Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A catarse na programação do BBB13 e afins

O termo catarse está presenta na Poética do filósofo Aristóteles, quando ele descreve os efeitos provocados no telespectador, ao assisistir uma tragédia grega: "O amor e a compaixão surge na alma como uma catarse (purificação) ao se deparar com uma situação trágica". Porque a empatia com o bandido ou com o mocinho faz com que o público vibre se inserindo na cena para ver cumprido seus mais profundos desejos: de justiça, realização, romance e outros mais. Tragédia é catarse. Há quem discorde de Aristóteles, mas os índices de audiência televisiva no Brasil e no mundo mostram que o povo gosta mesmo de tragédias, que o diga o BBB, A Fazenda e outros programas do gênero e ainda os terríveis casos policiais que causam comoção e elevam a audiência fantasticamente (audiência nos telejornais cresce cerca de 46% no caso Isabella Nordoni)


Há algo de sádico ou masoquista no comportamento do homem que tem gosto pela tragédia. Não sei explicar o motivo de querer ver o que não se quer viver. E talvez, o segredo esteja logo aqui: Não somos nós que estamos diretamente na cena e isso pode causar certo conforto. Mas ainda assim, e por mais que tente explicar e estudar - estou fazendo o trabalho final do curso de Filosofia sobre Catarse televisiva- não compreenderei  a escolha da maioria do público por uma programação que exibe o declinio dos valores espirituais, morais e éticos. Quem sabe, o sucesso de determinadas emissoras não seja o reflexo da vida de quem a vê?


"Eu adoro ver televisão. E gosto de ver coisa ruim, os piores programas. É onde aprendo mais.  Jornalista Pedro Bial"


A tragédia do contraste

Tem algo de muito errado acontecendo quando o assunto é Rede Globo e não apenas com as pessoas que trabalham diretamente na emissora, mas com quem assiste. Não, não quero transformar esse artigo em algo moralista, mas sobre essa questão, me vejo com autoridade para falar: Não assisto Rede Globo desde 2003! Fui incomodada pelo Espírito Santo a não mais me alimentar com a podridão novelística e afins da “vênus platinada”. É verdade, esse fator, não me torna mais santa que os demais, nem me confere qualidades superiores. É uma questão pessoal sobre espiritualidade e obediência que prezei em cumprir. Me siga somente se sua consciência acusar, alarmar, que há riscos em ver o que todo mundo deseja ver, mas que não edifica seu ser. Campanha de boicote a Rede Globo já faço faz tempo! 

Como se não bastasse a tragédia global exibindo a derrocada dos valores morais,  televisão também  é problema de saúde pública. Grifo: problema para o país, porque o bolso deles, vai bem obrigado. Segundo o senso do IBGE, realizado em 2010 e publicado em 2011, o Brasil possui 190.177.199 habitantes, onde a emissora Globo, atinge 98,44% do território nacional, cobrindo 5.482 municípios e cerca de 99,50% da população. E como contraste a esse estrondoso sucesso que é a Rede Globo e a “tranquilidade” que é assentar-se diante de uma TV como forma de lazer, existe algo que também cheira mal : O número de famílias que possuem TV em cores no Brasil, é muito maior do que as que desfrutam de programa adequado de saneamento básico, pasmem! Enquanto o pai de família segura o controle de sua mais moderna tv (plim, plim) sua rua carece de algo essencial para o bom andamento da saúde. E quem se importa? Tá tudo muito bem, os telespectadores estão conformados com o modo de viver mostrado nas telas de TV.
Enfatizo aqui que  nos ultimos anos, as emissoras de Tv já não reinam absolutas como forma de entretenimento nos lares. Existe a concorrência da internet criada em plena guerra fria para ajudar os soldados norte - americanos. Atualmente, internet também se torna "ópio do povo" pelas formas, muitas vezes ilusórias, de oferecer sucesso e bem estar através das redes sociais e outros mecanismos.




Rede Globo é problema de saúde pública e mental ! Quem se importa? Repito. Percorramos nossa memória em busca de um politico que tenha marcado positivamente a nação por contestar contra os abusos da programação televisiva – 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10. encontraram? Quem sabe precisemos de mais tempo e pesquisa para descobrir o valoroso politico que tenha pensado nessa causa. Agora, nesse momento crítico, em que o BBB13 revela os horrores da humanidade encarcerada , movida a sexo e dinheiro, e parte da população se rebela, a busca por politicos que defendam essa causa, sem ser movido por oportunismo ou holofotes, continua. Na exibição do BBB 12 houve quem fizesse barulho, mas a causa evaporou rápidinho e não se fala mais nisso. Politico evangélico, defendendo os direitos do povo evangélico, que detesta Rede Globo?! Ôpa, tem algo errado novamente! Se os evangélicos não dão audiência para a Globo, por que então ela tem tanta audiência?
Quem disse que evangélico assiste novelas?!


O BBB 12 marcou 34 pontos de audiência na estreia. Cada ponto equivale a cerca de 58 mil domicílios na Grande São Paulo. Multiplicando 34 x 58 mil = 1972000. Um milhão e novecentos e setenta e dois mil televisores ligados, somente em São Paulo. Se e somente se os evangélicos se comprometessem a não selecionar a Rede Globo durante o ano inteiro, a calamidade diminuiria, em parte. Porque ainda restariam alguns podres de outras emissoras como escolha. Mas o que dizer ? A vergonha tomou conta de mim! Se até os lideres evangélicos estão pedindo um herói evangélico nas tramas globais!? Seria essa petição uma forma de realizar através da novela uma catarse  religiosa? Maranata Senhor Jesus!


Então, é hipocrisia bradar contra algo, se esse algo domina sua vida, não acham? Se o controlador do controle remoto, não o controla, ira ser controlado. Dê um Clic definitivo na programação novelística da Globo, Record e outras! Talvez para alguns, pedir isso seja como pedir para tirar o pão da mesa. Rede Globo, já faz parte da família, esse é o problema. A platinada tenta, com sucesso, se aproximar do público evangélico e nessa tragédia já nem se sabe quem é mocinho ou bandido, é joio em abundância no meio do trigo, é Globo permeando discordia quando o assunto é discernimento da igreja: joio ou trigo, igreja ganhando o mundo ou o mundo ganhando a igreja?
"Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz.Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!" Mateus 6:22-23

Então, queridos leitores, eis meu desabafo contra o que acontece em nossa sociedade, quando o assunto é televisão. Não adianta barrar BBB com protestos para tirá-lo do ar ou coisa parecida Essa gigante Rede Globo não morre, porque tem muita gente adubando a raiz. A árvore só morre se for arrancada pela raiz. Os frutos globais são podres, mas a terra é fértil, o solo brasileiro é generoso demais com esse mal. Faça a revolução do Clic, não assista o que te desassiste, não deixe que as tragédias sejam de fato, a catarse de sua alma.
Em Jesus Cristo, nosso Refúgio. 
Por  Wilma Rejane  Fonte: União de Blogueiros

2 comentários:

telmo flores disse...

parabéns, concordo com tudo, apenas gostaria de lembrar o falecido Dr Brizola que sempre bradou contra a Rede Globo e por isso mesmo teve seu caminho para a presidência bloqueado por esta grande empresa, que praticamente manda no país, "formando" opiniões.

Pr. Anselmo Melo disse...

É verdade querido.Infelizmente quem tem o poder da mídia nas mãos acaba ditando as regras para a sociedade.
Obrigado por deixar seu comentário.

Real Time Web Analytics
Template personalizado por Elaine Gaspareto

TOPO ▲