Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

EUA: parlamentares entram com recurso contra casamento gay

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidirá no outono (hemisfério norte, primavera no Brasil) se aceita pronunciar-se sobre o casamento gay, depois que um grupo de parlamentares apresentou um recurso para declará-lo inconstitucional, informou uma fonte judicial.
Um grupo de deputados republicanos e democratas pediu ao principal tribunal do país que declare que a lei matrimonial, que estabelece que "o casamento é a união legal entre um homem e uma mulher", está de acordo com a quinta emenda da Constituição, que protege a igualdade de direitos entre as pessoas.
O Grupo Bipartidário de Assessoria Jurídica da Câmara de Representantes (Bipartisan Legal Advisory Group, BLAG), composto em sua maioria por republicanos, solicitou desta maneira à Suprema Corte a revogação da decisão de um tribunal de apelações da costa leste dos Estados Unidos a favor do casamento gay.
Este é o primeiro recurso sobre a união legal entre pessoas do mesmo sexo apresentado ao maior tribunal americano. Em 31 de maio, a Corte de Apelações de Boston ratificou por unanimidade uma resolução de primeira instância segundo a qual a lei sobre o matrimônio violava os princípios de igualdade inscritos na Constituição.
Cinco dias depois, um tribunal de apelações de São Francisco considerou inconstitucional a proibição do casamento gay vigente na Califórnia.
Com informações do porta:Terra

0 comentários:

Real Time Web Analytics
Template personalizado por Elaine Gaspareto

TOPO ▲