Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Titanic 100 anos – A banda realmente tocou o hino “Mais perto quero estar” no naufrágio?

Cena do filme "Titanic" de 1997 - Reprodução
Neste sábado, 14 de Abril completaram 100 anos que o navio Titanic naufragou. A história tem diversas versões e emocionou o mundo ao ser adaptada para o cinema, que essa semana estreou a versão em 3D no Brasil.
Mas as histórias contadas sobre o Titanic são todas reais?
Confira conosco algumas histórias a respeito do naufrágio mais famoso da história e veja o que é verdadeiro e o que é falso!
No dia 15 de abril de 1912, há 100 anos, o RMS Titanic afundou depois de bater num iceberg, levando consigo mais de 1500 pessoas para o fundo do oceano Atlântico!
Acidente tão terrível e famoso, fez com que inúmeros autores criassem histórias, romances e até notícias falsas (ou meias-verdades) sobre a tragédia. E o cinema, talvez, tenha sido uma das maiores contribuições para que tais histórias (falsas ou não) fossem propagadas e aumentadas a cada novo sucesso (ou fracasso) de bilheteria…
O diretor canadense James Cameron, por exemplo, fez um filme em 1997 que se tornou referencia quando se fala no navio, só que muita coisa mostrada no longa-metragem é fruto da cabeça de Cameron.

Pesquisamos algumas dessas histórias sobre o naufrágio do Titanic e agora você confere o que é verdadeiro e o que é farsa:

A última música tocada no navio

Falso!
Uma das cenas mais marcantes no filme “Titanic ” de Cameron é aquela que mostra o grupo musical tocando a canção “Nearer, My God, To Thee” (“Mais perto de ti, meu Deus”). A lenda diz que, de todos os passageiros que ouviram a música, apenas aquele que fez o pedido sobreviveu.
De fato, no dia 20 de abril, uma manchete do jornal britânico Daily Mirror afirmava que os músicos morreram tocando. Impossível de saber se isso ocorreu mesmo.
Em entrevista à rede BBC, Paul Louden-Brown, que trabalhou como consultor no filme de James Cameron, afirmou que a ideia da cena foi sugerida a Cameron por causa de um filme de 1958 chamado A Night To Remember. O diretor amou a cena e resolveu repeti-la em seu longa.

Nem Deus afunda o Titanic!

Falso!
Sistema de comportas do Titanic
Sistema de comportas do Titanic
Já pesquisamos a respeito dessa frase que teria sido pronunciada pelo construtor do navio. Se Thomas Andrews – construtor do Titanic – disse isso mesmo, não encontramos nenhuma fonte confiável a respeito.
Já, no filme “Titanic”, é a mãe da personagem Rose quem dá uma olhada no navio e comenta: “Então, este é o navio que dizem que não afunda”. A companhia White Star Line nunca afirmou que o navio era “inafundável” e nunca se falou sobre isso até depois do acidente! Quem confirma isso é o cientista Richard Howells, do Kings College, de Londres, na Inglaterra.
De fato, o Titanic possuía um sistema de comportas, que podiam ser fechadas independentemente uma das outras, isolando algum compartimento avariado. Uma tecnologia considerada avançada para a época, mas não foi o bastante…
Copyright 1998 RMS Titanic, Inc.
Casco do navio Titanic - Reprodução

Um único rombo no casco afundou o Titanic

Falso!
Muita gente ainda acredita que o Titanic afundou devido a um único rombo feito por um iceberg enorme. No entanto, em um mergulho conduzido por Robert Ballard em 1985, sonares revelaram que não havia apenas um corte enorme como se pensava anteriormente, mas sim uma série de vários buracos de tamanhos diversos.

Capitão Smith, o herói do Titanic

Falso!
O comandante do navio, capitão Smith, foi mostrado como um herói no cinema! Foram feitos cartões postais e estátuas em sua homenagem. No entanto, especialistas acusam-no de ser o principal culpado pelas falhas no comando a bordo. De acordo com a BBC, o capitão não deu atenção aos alertas contra icebergs e tampouco reduziu a velocidade da embarcação quando já se sabia da presença de gelo na rota do navio.
Além disso, afirma Louden-Brown, “Ele sabia quantos passageiros e quanto espaço havia nos barcos salva-vidas. Mesmo assim, ele permitiu que os barcos partissem apenas parcialmente cheios”.

Terceira classe

Indeterminado!
O filme “Titanic” mostra que os passageiros da terceira classe foram forçados a ficar longe do deck e impedidos de alcançar os barcos salva-vidas. Richard Howells, do Kings College de Londres, afirma que não existe evidências para confirmar tal história.

Tripulação sem binóculos

Binóculos do Titanic
Binóculos encontrados no Titanic
Verdadeiro
Segundo o site Titanic-Titanic, a história de que os condutores do navio estavam sem binóculos durante a viagem parece ser mesmo real! O oficial que foi escalado para vigiar a primeira viagem do Titanic, David Blair, foi substituído na ultima hora por Henry Wilde. Nesse troca-troca de pessoal, Blair acabou deixando os binóculos presos em seu armário. O pior de tudo, ninguém da nova tripulação tomou conhecimento disso e a viagem seguiu sem os instrumentos.

Para saber mais

Último Segundo fez um infográfico muito bacana sobre esse navio e sobre o acidente.
Outras histórias a respeito do Titanic podem ser vistas nos links abaixo:

Fontes


Fonte - e-farsas.com

5 comentários:

Casal 20 disse...

Achei muito legal o post. Que pena que o mito do hino tocado naufraga junto com o navio...

Abraços sempre afetuosos.

Fábio.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR disse...

Oportuna a mensagem, principalmente por estarmos nos dias de se completarem 100 anos do naufrágio. Agora essa do hino, que pena que "não cantaram", pois é uma hino maravilhoso. Muito obrigado pela postagem.

Anderson Jorge disse...

Na verdade gente ninquém sabe o que aconteceu naquela noite. Ninquém estava lá. E os que estavam já morreram. Então pessoal não fiquem dizendo coisas sem primeiro e no museu Titanic. Lá sim vc vai saber tudo a respeito do Titanic. Um abraços para todos os leitores.

Anônimo disse...

Não é mito, lenda nem mentira. Os músicos do navio eram todos cristãos e os sobreviventes relataram que eles tocaram sim Nearer, My God, To Thee, para confortar as pessoas diante da morte eminente, mas nenhum dos músicos sobreviveu ao naufrágio.

Anônimo disse...

nao foi o ino cidadao do ceus nao ?

Real Time Web Analytics
Template personalizado por Elaine Gaspareto

TOPO ▲