Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Por que não existem milagres visíveis e evidentes nos dias de hoje?

Sua pergunta: “Por que não existem milagres visíveis hoje em dia que gritem — sem a menor sombra de dúvida — ao mundo: ‘Existe um Deus!’?”
Nossa resposta: Muitos de nós queremos razões fortes, e até mesmo mais do que suficientes para acreditar em Deus. Algumas pessoas crêem na existência de Deus por fortes razões factuais e filosóficas (algumas presentes na sessão “A Existência”). Outras crêem em Deus por causa de orações respondidas, direção que Ele tem dado as suas vidas, ou por causa de como Deus transformou suas vidas.
Mas por que Deus apenas não se manifesta de uma maneira vocifera e faz com que as pessoas TENHAM que acreditar que Ele existe? Uma boa resposta é apresentada por Philip Yancey no seu livro, O Jesus que eu nunca conheci (particularmente pp. 74-80).
Yancey aponta que Deus nos deu a liberdade de acreditar nEle ou não. Ele completa, “Minha fé sofre de muita liberdade e tantas tentações para desacreditar. De vez em quando eu quero um Deus que me supra, que supere as minhas dúvidas com certezas, que me dê provas verdadeiras de Sua existência e Sua preocupação para comigo. Eu quero um Deus sem ambigüidades, Aquele a quem eu possa indicar para o bem de meus amigos.” Mas aí Ele diz, “Quanto mais eu conheço Jesus, mais eu fico impressionado com o que [Dostoevsky] chama de o milagre da restrição.”

Jesus poderia ter feito maravilhosas performances, milagres espetaculares que fariam com que as pessoas acreditassem nEle. Ele poderia curar cidades inteiras com uma simples declaração em massa. Ele poderia instantaneamente colocar o estádio do maracanã inteiro no meio do planalto central em Brasília. Ele poderia ter feito uma série de milagres onde as pessoas seriam forçadas a acreditar nEle. Mas Deus sempre sustenta a idéia de livre arbítrio com a qual Ele nos criou.
Yancey afirma, “Mais maravilhoso é sua recusa em fazer performances e impressionar. A terrível insistência de Deus na liberdade humana é tão absoluta que Ele nos concede o poder de viver como se Ele não existisse, cuspir na sua face, crucificá-Lo. Acredito que Deus insiste em tal restrição porque nenhum show pirotécnico de onipotência alcançaria a resposta que Ele deseja. Apesar de que o poder possa forçar a obediência, apenas o amor pode levar a uma resposta de amor, que é a única coisa que Deus quer de nós e a razão pela qual Ele nos criou”.
Se Deus realmente revelasse Seu poder de uma maneira extravagante, Ele poderia nos forçar a acreditar nEle. Ele poderia facilmente nos forçar a obedecê-Lo. Ele poderia ordenar o que quisesse. Mas o que Deus quer é que nós o reconheçamos como nosso Pai, Amigo, Consolador, Conselheiro, Senhor–espontaneamente, não sob pressão.
Ele tem nos dado muito mais que razões amplas para acreditar nEle (veja “Mais Que Uma Fé Cega”). Mas Ele não nos força a conhecê-Lo. Mesmo que Jesus diga, “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei…” (Apocalipse 3:20). Ele só entra em nossa vida com a nossa permissão. E se nós sinceramente quisermos descobrir se Ele está lá e como Ele é, Ele permitirá que nós O encontremos e O conheçamos.

5 comentários:

António Jesus Batalha disse...

A bondade de Deus deixa ao homem a liberdade de escolha, no entanto acreditar que Deus hexiste não é o suficiente para satisfazer a insatisfação do homem, Deus quer revelar-se mostrando a Sua Salvação por isso Deus tem levantado homens e mulheres como sentinelas gritando que Jesus os ama.
Boa postagem meu irmão.Um abraço e as minhas saudações em Cristo Jesus.

luiz disse...

Pastor Anselmo, eu sou um milagre visível de Deus.
Isto está registrado em processo criminal onde a pessoa que cometeu este delito crime art.121/40 contra minha vida responde pelo seu ato de crime.
Há 3 anos atrás eu fui vítima de tentativa de homicidio, de uma pessoa que nunca vi na vida e sem motivo nenhum esta pessoa me deferiu 19 facadas em todo meu corpo.
Perdi o meu rin esquerdo e meu pulmão direito devido a faca que os atingiu, e que foram retirados em uma cirurgia de alto risco.
Tiveram que retirar meu intestino para fora do meu corpo para costura-lo, pois estava todo furado, perfuro contuso em todo intestino, devido as facadas que o atingiu.
Era grave demais par eu viver, e para eu estar aqui escrevendo esta tragedia hoje.
Mas estou devido a graça de de Vida que Jesus Cristo me deu.
Para os médicos não haviam vida para mim, sem chance de viver pois o grau dos ferimentos era grau IV ou seja, grau de morte.
Minha cirurgia foi das 13:00h às 21:00h, depois fui para o CTI, aí só Deus poderia fazer eu viver, pois dos médicos, eles não tinham esperança.
Mas Deus, Jesus Cristo me chamou, como chamou Lázaro, ou seja: Jesus Disse: Luiz sai desta cova, sai para fora e viva.
E Jesus Cristo disse mais: Tenho uma obra ainda a realizar em sua vida.
Hoje estou aqui para dizer que o milagre existe e eu sou um deles.
Pastor Ansemo é veridico isto! E posso provar tenho relatórios médicos.
Jesus Cristo é dono da Vida! Ele é que determina nosso tempo de vida nesta terra.
Louvado seja o nome de Jesus Cristo de Nazaré.

Casal 20 disse...

Embora hoje eu tenha algumas outras ideias a mais na cabeça sobre a pergunta do post, lembro que "o milagre da restrição" é uma das ideias mais impactantes desse maravilhoso livro de Phillip Yancey. Não sei como eu leria Yancey hoje, porque mudei e já não concordo com muita coisa mais. Todavia, independente disso, as ideias que são desenvolvidas ali no livro o Jesus que eu nunca conheci são impactantes e a argumentação dele é muito cativante. É um livro que me marcou muito quando li logo após a minha conversão.

Abraços sempre afetuosos.

Fábio.

Pr. Anselmo Melo disse...

Irmão Luiz.Que Deus continue sendo glorificado através de sua vida.Muito edificante o seu testemunho.Obrigado por compartilha-lo conosco.Paz!

Pr. Anselmo Melo disse...

Fábio.Gosto principalmente do texto por me levar sempre a reflexão.Eu também creio em algumas coisas de forma diferente mas em momento algum isso diminui a grandeza do pensamento expressado no texto.Eu classificaria como simples e ao mesmo tempo instigante.
Paz!

Real Time Web Analytics
Template personalizado por Elaine Gaspareto

TOPO ▲