Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tribunal russo proíbe Cientologia

Os livros do fundador da Cientologia, Ron Habbard, foram definitivamente proibidos na Rússia. Há dias, o Tribunal Regional de Schiolkovo, em Moscou, confirmou uma decisão anterior que os considerara como extremistas.
“Esta decisão é muito justa e atempada”, disse em entrevista à Voz da Rússia o dirigente do Comité Jurídico de Proteção dos Direitos e da Dignidade da Pessoa junto da Associação para as Religiões e Seitas, Alksandr Korelov.
“Os livros de Ron Habbard são a base ideológica da seita da Cientologia. Esta é uma das seitas mais perigosas no território da Federação Russa. A sua atividade prejudica a saúde dos cidadãos, levando a que as pessoas percam seu equilíbrio mental e, frequentemente, os seus próprios bens. Segundo vários indícios, esta organização tem um caráter destruidor. Sem dúvida, as obras de Habbard, que fundamentam a sua doutrina, são perigosas. Tais livros devem ser proibidos e retirados de circulação".



Entretanto, nem todos consideram justa a decisão do Tribunal Regional de Moscou. Esta decisão viola os direitos dos crentes, apesar de a Constituição da Federação Russa garantir o direito à liberdade de consciência, à liberdade de pensamento e o direito à proteção contra a discriminação por motivos religiosos, diz o defensor dos direitos do homem, diretor do Instituto do Desenvolvimento da Liberdade de Informação, Ivan Pavlov.
"Qualquer tentativa de proibir uma ou outra teoria e limitar o acesso a ela é uma manifestação de imaturidade no plano democrático, uma intolerância em relação a qualquer dissidência. Nas lojas não deve ser exposto não só aquilo que causa danos hipotéticos e ilusórios mas também o que causa danos reais à saúde de cidadãos e à segurança da sociedade. No nosso país, infelizmente, o problema da realidade dos danos passa para o segundo plano."
A doutrina de Habbard, tal como de muitas outras seitas, começou a propagar-se ativamente na Rússia logo após a desintegração da União Soviética, no início dos anos 90. Hoje, o número de seguidores aproxima-se de um milhão. Trata-se apenas daqueles que não escondem o seu sectarismo. Dando-se conta do perigo das organizações pseudo-espirituais não tradicionais, as autoridades do país envidam bastantes esforços na luta contra as seitas. Em particular, a partir de setembro de 2012, nas escolas passará a ser lecionada uma nova disciplina, “Bases da Cultura Religiosa e da Ética Laica” que, na opinião de especialistas, é necessária hoje não apenas para apresentar aos jovens os postulados da religião tradicional, mas também para defendê-los contra as redes de organizações não tradicionais. Para além disso, são criados também centros públicos de reabilitação de vítimas de seitas.


Notícias Cristãs com informações do Voz da Rússia


Se for republicar, informe autores, tradutores, editora, links de retorno e fontes. Não é autorizado o uso comercial deste conteúdo. Não edite nem modifique o conteúdo. Extraído do site NOTÍCIAS CRISTÃS: http://www.noticiascristas.com/2012/03/tribunal-russo-proibe-cientologia.html#ixzz1q307Ar3s
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial

0 comentários:

Real Time Web Analytics
Template personalizado por Elaine Gaspareto

TOPO ▲