Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

HOMOSSEXUALISMO E A IGREJA EMERGENTE

Por Roger Oakland

Pode até parecer fora de propósito incluir uma seção sobre a sexualidade neste capítulo (deste livro) sobre a reforma pós-moderna. Contudo, este é um aspecto do tópico que não pode ser ignorado, pois tem sido uma marca registrada na Igreja Emergente, este relacionado ao homossexualismo.

Nesta seção, estou simplesmente apresentando certas declarações feitas por aqueles da Igreja Emergente, visando mostrar esta mudança de paradigma no que se refere à sexualidade. Deixo com vocês a maneira de interpretar estas declarações, mas a minha oração é que vocês olhem para as mesmas através da visão da Escritura. Uma coisa é certa: após ter lido esta seção, acho que vocês hão de concordar que a espiritualidade emergente está tentando redefinir o pensamento e a visão dos cristãos sobre a sexualidade. Vou iniciar citando a Palavra de Deus, conforme Romanos 12:1-2:
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Um exemplo desta mentalidade da nova reforma sobre a sexualidade pode ser encontrado no livro de Dan Kimball -They Like Jesus But Not the Church (Eles Gostam de Jesus, Mas Não da Igreja). Kimball dedica um capítulo inteiro, intitulado “The Church is Homophobic” (A Igreja é Homofóbica), à homossexualidade, afirmando que os cristãos devem reinterpretar o que achamos que a Bíblia diz sobre o homossexualismo. Ele declara:

Porque este é um assunto tão enorme em nossa cultura, e porque toda a tensão e discussão sobre ele tem a ver com o que a Bíblia ensina sobre o mesmo, não podemos mais regurgitar sobre o que temos sido ensinados sobre o homossexualismo... Não se pode mais fazer isso... Devemos nos aproximar da Bíblia com humildade, oração e sensibilidade, levando em consideração o significado original das palavras gregas e hebraicas, observando os contextos históricos em que as passagens foram escritas... Não mais podemos, com integridade, citar alguns versículos isolados e dizer: "assunto encerrado!” (1)

Kimball elabora:

Muito honestamente, e alguma pessoas podem ficar furiosas comigo porque estou dizendo isto, mas às vezes eu desejaria que isto (o homossexualismo) não fosse um item pecaminoso, porque tenho conhecido pessoas gays, as quais são as mais gentis, amáveis, sólidas e apoiadoras que já encontrei. À medida que falo com elas, escuto suas histórias e fico conhecendo-as, começo a entender que a sua orientação sexual não é algo de que possam "desligar". A atração homossexual não é uma coisa que as pessoas simplesmente escolhem, conforme, geralmente, é erroneamente ensinado de muitos púlpitos. (2)

Kimball não é o único entre os da igreja emergente com sua visão permissiva e aceitável do homossexualismo. Outro, neste campo, é Jay Bakker, filho de Jim Bakker, do antigo Clube PTL. Numa entrevista com a Radarmagazine, Bakker diz: “Senti como se Deus tivesse falado ao meu coração e dito que (o homossexualismo) não é pecado”. (3) No website de Bakker, ele apoia esta visão. (4) Numa entrevista com Larry King, em dezembro 2006, aconteceu a seguinte conversa:

Larry King - Você diria que faz parte da ala liberal do cristianismo?
Jay Bakker - Bem, eu diria definitivamente que sou um pouquinho mais liberal do que, provavelmente, a maioria é, sim.
King - Por exemplo, você casaria gays na sua igreja?
Bakker - Se a lei fosse aprovada, sim.
King - Então, você concorda que venha uma lei?
Bakker - Sim, eu concordo. (5)

Brian McLaren expressou sua visão (ou falta desta) sobre o assunto e declarou:

A maioria dos líderes emergentes que eu conheço compartilha a minha agonia sobre esta questão (sobre o homossexualismo)... Francamente, muitos de nós não sabemos o que pensar sobre o homossexualismo. Já ouvimos todos os lados, mas nenhuma posição mereceu, até agora, a nossa confiança, de modo que possamos dizer: "parece bem ao Espírito Santo e a nós..." Talvez careçamos de uma moratória de cinco anos para fazer pronunciamentos. (6)

Um pastor, que dirige um ministério que ajuda que os homossexuais deixem seu estilo de vida (homosexual), pode ajudar-nos a ver a extensão dessa mudança de attitude em direção ao homossexualismo. Ele explica:

Eles se autodenominam neo-evangélicos. Philip Yancey dedicou um capítulo inteiro do seu livroWhat’s So Amazing About Grace (Maravilhosa Graça)?Ele acha que devemos estender a graça às pessoas que não conseguem mudar o seu homossexualismo... Tony Campolo acha que as pessoas que não conseguem mudar o seu homossexualismo deveriam viver em parcerias homossexuais celibatas. Sua esposa acha que os gays deveriam se casar entre eles. Lewis Smedesconcorda com Richard Foster. Todos eles parecem concordar que existem algumas pessoas que não conseguem mudar o seu homossexualismo, não sendo capazes de viver em celibato e, portanto, deveriam ser feitas exceções. (7)

O pastor, um ex-homossexual, desafia os da igreja que abraçam publicamente o homossexualismo, acreditando que existe uma reposta para todas essas visões pós-modernas. Ele declara:

Desde quando Richard Foster, Philip Yancey, Tony Campolo e Lewis Smedes são peritos na mutabilidade do homossexualismo?... Eu mesmo vivi este caso, durante a maior parte dos meus 42 anos. Durante 17 anos, eu tenho ajudado centenas, ou talvez milhares, a abandonar o homossexualismo. Jamais vi duas curas idênticas. E jamais vi alguém que, pela graça de Deus, não pudesse ser curado. Ora, isto é o que há de maravilhoso na graça! Ela nos capacita a viver uma vida moral e transformada em Cristo. (8)

Em 2004, Philip Yancey (autor e editor da Christianity Today), aceitou uma entrevista com Candace Chellew-Hodge para a Whosoever, uma "revista online" para "cristãos" (aspas do blogger) gay, lésbica, bissexual e transgênero. Quando Chellew-Hodge perguntou para Yancey sobre sua visão de gays e lésbicas na igreja, Yancey respondeu:

Quando se chega ao assunto particular da política de ordenação de ministros gays e lésbicas, eu fico confuso, como tanta gente. Existem algumas (não muitas) passagens na Escritura que me deixam sem ação. Francamente, não conheço a resposta para tais assuntos. (9)

Minha pergunta para Yancey e outros auto-denominados líderes cristãos é por que vocês não conhecem a resposta? A Bíblia é clara sobre este assunto. Talvez não possamos sempre entender; mas, uma parte de como ser cristão é aceitar a Palavra de Deus, confiando que ela é verdadeiramente a Palavra de Deus. Yancey pode não ser um líder emergente, porém suas crenças certamente se enquadram na espiritualidade emergente. A declaração seguinte, feita por ele, mostra que Yancey compartilha uma idêntica desconsideração pela doutrina bíblica:

Talvez o nosso tempo esteja pedindo um novo tipo de movimento ecumênico, não de doutrina, nem mesmo de unidade religiosa, mas de um (movimento) que avança o que os judeus, cristãos e muçulmanos têm em comum... De fato, os judeus, cristãos e muçulmanos têm muito em comum. (10)

Excerto do capítulo 12 do livro Faith Undone, de Roger Oakland.
Traduzido por Mary Schultze, em 16/06/2011.

Notas:
1. Dan Kimball, They Like Jesus but Not the Church, op. cit., p. 137.
2. Ibid., p. 138.
3. Entrevista com Jay Bakker, “Empire of the Son” (Radar,http://radaronline.com/features/2006/12/empire_of_the _son _par t_ iii.php).
4. Bakker’s website: http://www.revolutionnyc.com/links.htm Jay Bakker; veja a transcrição em inglês: http://transcripts.cnn.com/TRANSCRIPTS/0612/15/lkl.01.html.
6. Brian McLaren, “Leader’s Insight: No Cowardly Flip-Flop: How should pastors respond to “the Homosexual Question”? (Christianity Today, January 23, 2006,http://www.christianitytoday.com/leadersnewsletter/2006/cln60123.html).
7. Mario Bergner, “Conversations with Jason about Homosexuality” (Redeemed Lives News, Spring/Summer 2001, http://www.redeemedlives.org).
8. Ibid.
9. Entrevista por Candace Chellew-Hodge com Philip Yancey, “Amazed by Grace” (Whosoever online magazine, http://www.whosoever.org/v8i6/yancey.shtml).
10. Philip Yancey, “Hope for Abraham’s Sons” (Christianity Today, November 1, 2004).

8 comentários:

Casal 20 disse...

Pastor Anselmo, seja bem-vindo!

Realmente, Philip Yancey ficar confuso é algo que não dá para entender, porque a Bíblia é clara.

Agora, ai, ai, ai, espero me expressar bem agora... Então, 1º) Eue creio na reversão do homossexualismo (eu mesmo abandonei uma vida pregressa promíscua); 2º) mas e, se por razões fora da nossa compreensão, existirem aqueles que alegadamente não retornam de ter desejos sexuais por pessoas do mesmo sexo? (eu creio que, assim como os Alcóolicos anônimos não se vêem como ex-alcoolatras, mas como pessoas que NAQUELE DIA não ingeriram álcool, pode ser que haja dependentes homossexuais, enfim, que não seja a mesma história de libertação para todo mundo, entendeu?)3º) chego ao ponto: ainda que isso ocorra, creio que, seguindo a Bíblia, a alternativa única e possível é a do celibato para esses casos: "Sim, eu sinto desejo por pessoas do mesmo sexo, mas, por amor a Jesus e convencido pelo ES de que essa prática é pecado, então, eu opto pelo celibato por amor aos céus" - confessaria ele!

Neste caso descrito acima, é claro que a Igreja Cristã vai estender as mãos para o pecador, ele é um pecador arrependido e que luta contra as tentações como todos nós. Esta é a minha idéia.

O que o senhor acha, Pastor Anselmo?

Abraços sempre afetuosos.

Fábio.

Anselmo disse...

Obrigado Fábio pelo carinho.
Sobre sua pergunta eu diria o seguinte: Li algumas partes de um livro, "Proibida a Entrada de Pessoas Perfeitas" de John Burk, entre um e outro caso interessante ele reproduz a carta de um jovem de sua igreja.O rapaz se retrata como na possibilidade citada por você,ele tem desejos homossexuais,lutou e luta contra esses desejos porém percebe que esta em uma "guerra" que não pode vencer.Ele decide ser celibatário,por amor a Deus, por compreender que essa é a vontade de Deus para sua vida.Creio que isso é possível,assim como creio que todos nós temos as nossas lutas e por decisão e obediência nos posicionamos contra esses desejos.
Não é porque você se casa que deixa de sentir atração sexual por outras mulheres, você continua sendo tentado, e por vezes demasiadamente tentado.
Concordo plenamente com você que a igreja deve acolher e ajudar pessoas que veem a Cristo com esse tipo de problema.
Infelizmente esse não é o pensamento de muitos, querem "torcer" o evangelho a fim de viverem com a consciência "tranquila".
Aproveito para pedir que vocês orem por mim, hoje vou participar de um debate em uma emissora local de TV.O tema: "Homofobia".Vão ser três contra um,o presidente de uma associação LGBT e outros dois.Que o Senhor me de graça.E muita paciência.rs
Paz!

Casal 20 disse...

Querido, estaremos orando!

Vá na força do Deus que te arrancou do império das trevas para o reino da sua maravilhosa luz! É Ele quem está contigo!

Abraços sempre afetuosos.

Fábio.

robsonandreotti disse...

pastor anselmo melo, pra mim pecado é viver nessa vida sem prazer em viver, e digo com todas as letras que se no brasil fosse obrigado um homem a se casar com uma mulher, eu me suicidaria, ou transformaria a vida da minha futura esposa num pedacinho do inferno aqui na terra, ou pediria asilo político para um país livre. como é engraçado a opinião do casal 20, até parece que eu vou ser homossexual e celibato, por quê é pecado?? rsrsrsrsrsrsrsrsrs e oquê vocês héteros fazem não é pecado??? estão empesteando o mundo de crianças abandonadas!! isso é do agrado de deus???? rsrsrsrsrs, vocês podem transarem a le vonté???? quero ver a onde vai ter comida pra tanta gente! bem a notar os noticiários, nota-se que já estão morrendo milhões de crianças inocentes de fome graças ao sexo que agrada a deus!!!!!ha ha ha ha ha. casal 20! quantas crianças afro-descendentes ADOTADAS tem na casa dos servos do altíssimo???? quer dizer que eu tenho que ser celibato?? e o crentinho sem vergonha do NEYMAR?? ele pode engravidar uma jovem sem se casar com ela??? segundo alguns preceitos bíblicos, ele já teria sido apedrejado, ou estou errado??? não adianta, quando era evangélico, passava meses, lutando contra a masturbação, mas sabe oquê meu organismo fazia????? sonhava com sexo homossexual.e tenho certeza absoluta sem medo de errar, que isso também acontece com heterossexuais, sonham com o sexo da sua preferência. que pena que o brasil foi colonizado por padres da religião judaica-cristã. quanta guerra por causa desse livro, que é apenas um amontoado de relatos de uma civilização, que teve uma grande ideia, vamos começar a fazer o DIÁRIO DA NOSSA TRIBO!!! pastor anselmo melo, você conhece ou desconhece o fato de que seus ancestrais africanos foram escravizados, com o aval da bíblia???? segundo os cristãos portugueses e espanhóis, os negros africanos não possuíam alma.

Anselmo disse...

Robson. Quando rancor e ira existem em seu coração.A falta de entendimento de que o sexo é apenas parte de nossa existência faz com que pessoas busquem o prazer pelo prazer.Agem como animais irracionais,sem que consigam dominar seus instintos.
Oro sempre por você, sei que no fundo do seu coração você almeja ser alcançado pela graça do nosso Senhor Jesus.Oro para que isso aconteça e você encontre paz em sua alma.

robsonandreotti disse...

pastor só quero que não te esqueças, os africanos foram massacrados por cristãos portugueses e espanhóis, e foi pessoas como eu que lutaram no passado, mesmo contra os princípios bíblicos, da escravidão, para que essa insanidade acaba-se, se depende-se dos religiosos fervorosos...., desculpa pastor anselmo melo, mas não quero mais adorar um deus, que sente o cheiro de animais inocentes assassinados pra ele, AGRADÁVEL. não tenho rancor não pastor, só não aceito tantas crianças amontoadas, e mofando em orfanatos, principalmente as afro - descendentes, por causa do sexo que agrada a deus, faça me o favor. será que não incomoda vocês, deus, jesus, o espírito santo, tantas crianças morrendo de sede e fome todos os dias?????? e tem igrejas que proíbe o uso de camisinhas?? será pastor que todos os assassinos do brasil são de satanás ou foram gerados sem amor?? e a febem? é o diabo que leva aqueles jovens pra lá? ou são filhos de pais e mães que nunca poderiam ter esse direito, de procriar??? pra mim é a segunda resposta. e o neymar o sr nem comentou?? está constrangido com a atitude do evangélicozinho??? ele fez o sexo que deus aprova? quer dizer que ter prazer é pecado pastor anselmo melo?? mas não foi deus que nos fez assim??? com instintos?? agora ele fica furioso, por quê uso os meus instintos?? então por quê deu??? que estranho esse deus??? ele não é onisciente?? se eu fosse onisciente, jamais construiria uma casa, num terreno que eu sei que vai sucumbir!! por quê ele construiu? me desculpa pastor anselmo melo, mas prefiro eu ser feliz, do quê passar minha vida fazendo um ser invisível feliz. mais uma pergunta pastor anselmo melo, passar uma vida inteira ao lado de uma esposa(o) que não lhe dá mais desejos de qualquer natureza, só estão juntos para agradar os irmãos da igreja, a família, os filhos, a deus, ao espírito santo, a jesus, é isso que é ser racional?? desculpas mas prefiro continuar irracional então, ao seu ponto de vista.

Anselmo disse...

Robson.
Você é um cara inteligente, tem a resposta certa para a maioria dos questionamentos que faz aqui.
Infelizmente "brigou" com Deus e,equivocadamente quer chamá-lo par um "cabo de guerra" ou uma "queda de braços".O criador é o criador Robson,queira você ou não, goste você ou não, aprove você ou não.A justiça de Deus não está sob seu julgamento ou sujeita aos seus "achismos".
O pai te chama, ele te ama e quer te ajudar.Esse verso de uma antiga canção é um convite para você.
Um grande abraço.
Paz!
Quanto ao Neymar, ele não é o único,infelizmente,entre aqueles que sedem aos gostos pessoais nessa área.Não o defendo, nem a ele ou qualquer outro.

robsonandreotti disse...

pastor anselmo melo! obrigado o convite, para responder o chamado de deus, que pena, não posso!! eu acho que até o senhor que é da terra não faria essas barbaridades, relatada nesse versículo bíblico, que por sinal me LIBERTOU DAS CORRENTES SAGRADAS, gênesis capítulo 8 versículo 21 - o senhor jeová sentiu o agradável cheiro dos animais sacrificados....como posso atender um chamado de um ser que fez isso?? (amo os animais) eu acho que os evangélicos são do bem, só não entendem ainda, que o deus deles não é. eu depois de 12 anos descobri isso e vários amigos meus ex-evangélicos também. o senhor nunca se perguntou! por quê na bíblia tudo é resolvido com sangue??? se o deus descrito lá é onipotente!! pastor anselmo melo, pra resolver problemas com seus filhos amados, também rola muito sangue no seu lar?? se o senhor for um pai amoroso mesmo, tenho certeza que não!! o senhor nunca se perguntou como um livro(diário) que fala de um deus bondoso tem mais sangue do quê o notícias populares?? o senhor nunca se perguntou, como pode um deus bondoso, avisar a maria para fugir com jesus para o deserto, e deixar outros 2 mil bebês do sexo masculino morrerem a espada??? ao mando de erodes.

Real Time Web Analytics
Template personalizado por Elaine Gaspareto

TOPO ▲