01/12/2011

Alice

"Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus."

Usei por várias vezes em palestras uma situação descrita por Charles Dodgson (que deu a si mesmo o apelido Lewis Carroll). A citação foi escrita no século XIX e faz parte da celebre história de: “Alice no país das Maravilhas”

Nessa obra, Alice está atrás de um coelho e cai em um mundo desconhecido (na verdade, a menina cai dentro de si mesma). Entre os inúmeros personagens fantásticos da obra, dois deles estão muito próximos de nós: Um é um coelho que está sempre atrasado, correndo para lá e para cá com o relógio na mão; o outro é um gato do qual somente aparece o sorriso, somente ficam visíveis os dentes e, às vezes, o rabo.
Há uma cena em especial que quero recordar: O encontro de Alice com o gato.

Contando resumidamente, na cena, Alice está perdida, andando naquele lugar e, de repente, vê no alto da árvore o gato. Só o rabão do gato e aquele sorriso aparecem. Ela olha para ele lá em cima e diz assim: "Você pode me ajudar?" Ele falou: "Sim, pois não." "Para onde vai essa estrada?" Pergunta ela. Ele respondeu com outra pergunta (que sempre devemos nos fazer): "Para onde você quer ir?". Ela disse: "Eu não sei, estou perdida." Ele, então, diz assim: "Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve."

A falta de conhecimento bíblico tem feito com que muitos escolham caminhos equivocados, seguindo após heresias propagadas por falsos mestres.
A falta de conhecimento tem produzido uma geração de crentes com motivações erradas.
Gente que não sabe para onde quer ir e fatalmente acabam entrando em qualquer atalho que aparece em sua frente.
Lembre-se: Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve!
Pr Anselmo Melo
Author Image

Anselmo Melo
Anselmo Melo, Carioca, casado e pai de três filhos (herança do Senhor). Pastor Evangélico e empresário. Moro atualmente no Estado de São Paulo onde pastoreio a Igreja de Nova Vida em Limeira. Sou fundador e presidente da Associação Projeto Resgate Vida.

9 comentários:

  1. Seguindo de Volta ,Deus abençõe o teu ministério...

    ResponderExcluir
  2. Belíssima ilustração pr. Anselmo, nos faz lembrar da pergunta de Tomé e, especialmente, na resposta do Cristo:

    “Como saber o caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:5-6 RA)

    Abraços, em Cristo...

    ResponderExcluir
  3. Verdade Pr Anderson.Ele é o caminho, ele é a porta.Ele é a resposta para o mundo que caminha sem direção.
    Paz!

    ResponderExcluir
  4. Lembro da frase: "Todos os caminhos levam a Roma", que se referia ao sistema de estradas que o Imperador fez ligando todas as províncias conquistadas até a capital do Império. Depois, essa mesma frase foi usada pela Igreja romana, apontando para a centralidade do primado de Pedro na figura do Papa. E, mais recentemente, essa é a frase principal do movimento ecumênico. E suas variações revelam intenções semelhantes: "todos os caminhos levam ao céu", "todas as religiões são boas", etc. Tudo faz parte de um imenso esquema que, de um jeito ou de outro, estão cooperando contra o cristianismo.

    Gostei muito também do post e da ilustração.

    Parabéns, Pastor Anselmo.

    Abraços sempre muito afetuosos.

    Fábio.

    ResponderExcluir
  5. Olá Senhor Anselmo,bom dia!
    È bem assim mesmo que vemos as pessoas hoje em dia.
    Muitas são como o coelho correndo atráz de objetivos mundanos(carreira,faculdade,carro) e assim como os demais são todos como ovelhas sem pastor correndo de um lado para ou outro ou melhor dizendo indo atráz de Lobos em pele de ovelha.

    ResponderExcluir
  6. É verdade Pri.Infelizmente essa é uma dura realidade.Nos resta continuar lutando e orando para que essa situação se reverta.
    Obrigado por comentar.
    Paz!

    ResponderExcluir
  7. @PriÉ verdade Pri.Infelizmente essa é uma dura realidade.Nos resta continuar lutando e orando para que essa situação se reverta.
    Obrigado por comentar.
    Paz!

    ResponderExcluir
  8. infelismente, muitos tem estado exatamente assim,sem saber pra onde estão caminhando, tomam qualquer onibus e viajam no bonde das ilusões,dos enganos, das promessas sem fundamento, dos sacrifícios ineficases, o que nao faltam são pseudos mestres em busca dos encautos, geralmente essas pessoas sem destino certo, estão dispostas a desembolssar um dinheiro a mais valorizando a viagen para o lugar do nada,

    é facil ser religioso,
    o dificil pra muitos é ser cristão.

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente Pr Josias.
    Gente vazia a traz de gente sem nada para oferecer.
    Como o próprio Cristo disse:"Pode um cego guiar outro cego?
    Paz!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante,
Você pode elogiar ou criticar, observe apenas:

1-Não publicamos criticas de ANÔNIMOS e nem comentários que não estejam relacionados com o assunto.

2-Baixarias e palavrões também não.

3-Nem todas as publicações são de minha autoria e o fato de estarem aqui não implica necessariamente em que eu concorde com todo o teor do post.

4- Quer ser respeitado? Mostre respeito!