Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pena de morte! Ainda...

Sem dúvida alguma a discussão se tornou interessante à medida que vários irmãos aderiram sem reservas à mesma. O debate se dá coincidentemente no momento da apresentação do primeiro relatório da ONU sobre homicídios em todo o mundo.
O relatório é baseado em números oficiais de cada país. No Brasil, os números são do Ministério da Justiça. Em números absolutos, somos os campeões mundiais de homicídios.


 Foram 43.909 em 2009, mais do que na China, na Índia e nos Estados Unidos, países com populações maiores. No rankig de homicídios a cada cem mil habitantes, o Brasil aparece em 24º lugar.
O relatório mostra um mapa dos homicídios no Brasil. O estado mais violento é Alagoas, o único com mais de 60 mortes por 100 mil habitantes.
Segundo o mesmo relatório, jovens do sexo masculino são os que mais matam e morrem no Brasil.
É fato conhecido de todos que temos um dos piores sistemas carcerários do mundo, com presídios superlotados e dominados por facções criminosas. Essas comandam de dentro do próprio presídio as ações criminosas praticadas do lado de fora.
Um sistema falido, corrupto e cruel, à medida que não proporciona condições favoráveis para ressocialização do preso.
 Minha pretensão não é em absoluto apresentar uma tese sobre o tema, visto que a complexidade do mesmo tornaria a tarefa demasiadamente longa e dificultosa.

Recordo-me de um incidente ocorrido na minha infância, tínhamos em casa uma cadela, ela era adorável, carinhosa e muito apegada aos membros da família. Ela foi acometida de um grave problema quando teve uma ninhada de filhotes, parte de seu útero ficou exposto causando uma hemorragia seguida de uma grave infecção.
Eram tempos difíceis, meu pai lutava com dificuldade para manter a casa e o tratamento da cadela que envolvia uma cirurgia era algo impensável em função do alto custo.
O veredicto do veterinário foi “curto e grosso”: “A outra solução é sacrificar o animal”. Sentenciou.
Meu pai voltou para casa desolado, não sabia como dar a noticia para nós.
Nossa cadela ficou em um canto, gemendo de dor enquanto amamentava oito filhotes. Ela “secou”.
Tratamos de rapidamente doar os filhotinhos e ficamos apenas com um deles, talvez por ser o mais feio e fraquinho acabou ficando por ultimo e ninguém o quis.
Era visível o sofrimento de nossa cadela, e realmente não havia alternativa se não a de sacrificá-la.
Meu pai e meus dois irmãos não conseguiam sequer pensar na hipótese de fazê-lo, não tinham coragem para tal.
Acordei mais cedo naquele sábado, fui até o local onde ela estava, passei alguns minutos agachado acariciando sua cabeça, e, com lágrimas nos olhos fiz o que a meu ver era menos cruel do que vê-la morrer aos poucos em meio a tanta dor e sofrimento.
Sentenciados a morte do carandiru

Essa discussão parece não levar em conta a total desumanidade de nosso sistema prisional. Que embrutece ainda mais a pessoa tornando-a pior do que um animal.
A turma dos “direitos humanos” ignora o sofrimento das famílias que tem seus ate queridos vitimados pela ação desses criminosos, muitos matam por qualquer motivo e de maneira fria e covarde.
pena de morte no Carandiru 
Carandiru
 Eu entendo que a pena de morte não é em absoluto a solução para nossos problemas de segurança pública. No entanto continuo defendendo a aplicação da mesma em alguns casos que já citei. Se não resolve, pelo menos faria com que as pessoas refletissem.
Existem dezenas de estudos que mostram que criminosos sexuais são compulsivos, que voltam a estuprar e matar tão logo sejam postos novamente nas ruas.
Nesses e em outros crimes classificados como hediondos sou favorável a aplicação da pena capital.
A falência do sistema

O que é mais desumano? A pena de morte ou manter uma pessoa pelo resto da vida dentro de uma cela imunda? O que é mais desumano, a pena de morte ou a castração do individuo?

Pr Anselmo Melo





3 comentários:

Kaoma Sorley disse...

Olá pastor Anselmo
Amigo é polêmico e um assunto interessante porque até então o acusando não era da família e passou a ser, então o caso fica a ser estudado porque ninguém tem o direito de tirar a vida por mais que a pessoa seja errada, creio que essa determinação cabe a Deus se a pessoas vai o fica e ao mesmo tempo sou a favor da pena de morte nos países de primeiro mundo, onde não há fome, miséria, desemprego, analfabetismo. Agora em países como o Brasil em que todos esses agentes levam à agressividade, talvez a pena de morte não seja a saída, não sem antes dar circunstâncias de semelhança social a todas as pessoas... Enfim Vamos deixar nas mãos de Deus, ele pode dar e tirar quando achar que este merece. Abraços fraternos.Kaoma

Casal 20 disse...

Concordo, é evidente que a cadeia como lugar para "reeducação" de pessoas condenadas por crimes hediondos é pura balela.

Abraços sempre afetuosos.

GRUPO ZIKADILHA disse...

oq é mais desumanos ? ele destruir nossas familias, por uma maquina digital, um carro.
um fdp desse veio e mato minha namo por causa de 1 maquina digital, alguns nao merecem, mais "nao da pra fazer 1 omelete sem quebrar alguns ovos"

Real Time Web Analytics
Template personalizado por Elaine Gaspareto

TOPO ▲