Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O batismo é necessário para salvação?

“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Mc 16.16)

A Bíblia ensina que batismo é um passo de obediência importante para um Cristão, mas a idéia de que batismo é necessário para salvação é totalmente fora do contexto cristológico. O batismo ilustra a identificação do Cristão com a morte, enterro e ressurreição de Cristo. Romanos 6.3-4 declara: “Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.” A ação de ser imerso em água ilustra ser enterrado com Cristo. A ação de sair da água retrata a ressurreição de Cristo e uma nova vida para se viver.


Qualquer coisa adicionada à fé em Jesus Cristo como sendo uma condição para salvação é uma salvação baseada em obras. Adicionar QUALQUER COISA ao Evangelho é dizer que a morte de Jesus na cruz não foi suficiente para comprar nossa salvação. Dizer que precisamos ser batizados para sermos salvos é dizer que precisamos adicionar nossas boas obras e obediência à morte de Cristo para que Sua morte seja suficiente para salvação. Apenas a morte de Cristo pagou pelos nossos pecados (Romanos 5:8; 2 Coríntios 5.21). O pagamento de Jesus pelos nossos pecados é debitado à nossa “conta” através de fé apenas (João 3.16; Atos 16.31; Efésios 2.8-9). Portanto, batismo é um passo importante de obediência depois de salvação, mas não pode ser uma condição para salvação.

“que também agora, por uma verdadeira figura-o batismo, vos salva, o qual não é o despojamento da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo”. (I Pe 3.21)

Batismo não salva do pecado, mas de uma consciência ruim. Pedro ensinou claramente que batismo não era um ato cerimonial de purificação física, mas um sinal de uma boa consciência diante de Deus. Batismo é o símbolo do que já aconteceu no coração e vida daquele que confiou em Cristo como Salvador (de acordo Com Romanos 6.3-5; Gálatas 3.27; Colossenses 2.12). Para tornar a fonte de salvação completamente clara, Pedro adicionou: “mediante a ressurreição de Jesus Cristo” (1 Pedro 1.3). O batismo é um passo importante que todo Cristão deve seguir. Batismo não pode ser uma condição para salvação. Argumentar a favor disso é dizer que a morte e ressurreição de Cristo não foram suficientes.

6 comentários:

Casal 20 disse...

Perfeito, Pastor! Vou aproveitar esse post e levá-lo para a minha Igreja como estudo.

Abraços sempre muito afetuosos.

Robson - SBC disse...

Pr,
Também podemos concluir que a forma de batismo também não interfere em sua real essência. Pois o batismo é uma ilustração de obediência a palavra, ou seja tem um sentido figurativo, assim sendo, pode ser por imersão, aspersão ou derramamento.

josé d.c. disse...

Veja bém;O Senhor Jesus, tendo os seus discipulos reunidos,os ordenou-lhes,que fossem por todo o mundo,pregando o evangélho a toda criatura.E disse quem crer,e for batizado será salvo.Quem não crer será condenado.Eu penso que um seminario métodótico
explicatório,é desnecessario.O ministro de Deus apto para pregar,também deverá estar apito para batizar.Vejamos o acontecido com Felipe, e o eunuco;não houve nenhuma preparação pré-batismo,
nenhuma disecação a respeito;Felipe pregou o evangélho,o eunuco creu,ao chegar onde havia agua,o propio se propos a se batizar.Sabemos que a salvação provem da morte do Senhor Jesus.Porem ele mesmo estabeleceu o batismo,como porta de entrada para o cristianismo,e isso é uma obra da fé.Não
é necessario entender esse conjugado de situações.
È crer e entrar pela porta.

Lucy Araujo "Fruto do Espírito" disse...

Seu texto é impecável.

No dia do meu batismo eu estava muito feliz, eu nunca vou me esquecer daquele dia. Foi lindo!!!
Estava vivendo verdadeiramente o primeiro amor, mas sei que se não desse continuidade na minha caminhada cristã, obedecendo e buscando na Palavra o alimento diário para o meu espírito, o batismo não passaria de um banho de água fria.
Muitos acham que uma vez batizados, estão salvos! E não é isto que a Palavra nos ensina é preciso CRER.
"Quem CRER e for batizado será salvo..."
Marcos 16.16

Deixo o convite para visita, se gostar faça parte da árvore que está frutificando a cada dia.

Ósculo Santo!

Anselmo disse...

Obrigado por suas considerações irmão José. Sua participação enriquece esse espaço.
Paz!

Anselmo disse...

Obrigado por sua participação Lucy.
Vou aparecer e dar uma conferida sim.
Que Deus abençoe sua vida ricamente.Paz!

Real Time Web Analytics
Template personalizado por Elaine Gaspareto

TOPO ▲