Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A grande mentira

Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina:
Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal,
A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.
Prov.6:16 a 19


 Fico impressionado com a capacidade que algumas pessoas têm de mentirem de forma deslavada, de criarem através de suas mentiras situações que podem levar outras pessoas à ruína completa.
Os motivos são diversos, alguns mentem para obter lucro, outros para se “livrarem de situações desastrosas e alguns mentem tanto que nem sentem e nem precisam de motivos para isso.

A pior mentira, no entanto, é a que envolve o nome de outras pessoas, é a mentira difamatória, aquela que expõe fatos sobre a vida de alguém que não são verdadeiros.
Por covardia a pessoa se esconde atrás de uma ou de várias mentiras, e, ainda que no fundo saiba que tais mentiras poderiam provocar um “terremoto” na vida de outros.


Para se protegerem de alguma coisa que deliberadamente fizeram inventam histórias a fim de tentar encobrir o seu próprio pecado e assim ficarem bem com outra pessoa. Isso é algo próprio do ser humano, ACUSAR PARA SE DEFENDER!

Ocorreu-me algo exatamente no momento em que escrevo essas linhas, quem é pior? O que inventa a mentira ou o que acredita na mentira sem antes investigar o que lhe foi dito?

Acredito que para algumas pessoas seja melhor acreditar na mentira sem questionar nada. Buscar a verdade talvez implicasse ter de cair na real, e, chegar à conclusão de que não deveria confiar tanto assim na pessoa que me lhe deu tal informação.


E se essa pessoa, por exemplo, for seu próprio cônjuge? Aquele homem ou aquela mulher que se deita ao seu lado todos os dias?
Seria melhor então não buscar toda a verdade?
Seria melhor então contentar-se com parte da verdade?
Sua resposta pode ser um sim, uma vez que saber toda verdade talvez exija de você outra postura em relação a tal pessoa.
 Acreditar em uma mentira ou levar em conta apenas parte da verdade é no mínimo uma atitude de pessoa covarde, que prefere se esconder por detrás de parte dos fatos e assim continuar culpando outros por coisas que você mesmo cometeu ou a pessoa a quem você deseja encobrir.


Seja como for, o Senhor odeia a língua mentirosa, odeia o coração que maquina pensamentos perversos, odeia a testemunha falsa que profere mentiras contra o seu próximo e abomina aquele que semeia contendas entre irmãos.
Pr. Anselmo Melo

4 comentários:

Ajudando ao Próximo disse...

Olá pastor!
É verdade. Como há pessoas que conseguem ser tão dissimuladas e de dupla personalidade.
Deus abençoe.
Estamos seguindo o seu blog e sempre passamos por aqui para lhe visitar,por isso quero lhe fazer o convite de nos fazer uma visita também se o senhor gostar fica conosco também. Muito obrigado!

Pastor Anderson Andujar disse...

A paz querido Anselmo,

As duas criaturas se arriscam a sofrerem prejuízos, tanto a que cria fatos que não são verdadeiros, como aquela que prefere acreditar em tudo sem investigar. Mas acredito que essa última acaba sendo pior, pois além de se autoenganar alimenta a que cria fatos, afinal se ninguém vai inquirir a verdade isso a leva a crer que pode sair por aí inventando o que quiser.

Nós dois sabemos que muitas pessoas preferem fazer "vistas grossas" a uma dura verdade. Quantos pais são os últimos a aceitar a realidade de que um dos seus filhos estejam envolvidos com drogas ou outras coisas semelhantes, quantas esposa(o)s são a(o)s últimos a acreditarm que uma das partes estejam envolvidas num caso extraconjugal e por aí afora.

O que penso é que na verdade alguns usam isso como uma fuga da realidade. Gosto muito da ocasião em que Davi enfrenta Golias, pois acredito que a melhor maneira de se resolver um problema é encarando ele de frente confiando sempre no Salvador.

Que o Senhor nos livre de tais sentimentos.

Abraços, em Cristo...

Anônimo disse...

Agradeço pela verdade. Parabéns pela mensagem. Forte abraço. Pr. Juarez

Anselmo disse...

Obrigado Pr Juarez.
Que Deus abençoe sua vida ricamente.Paz!

Real Time Web Analytics
Template personalizado por Elaine Gaspareto

TOPO ▲