
O termo fundamentalista vem sendo usado ao longo dos anos de forma pejorativa. Ultimamente os grupos LGBTs vêm usando o termo como se fosse um palavrão, e pudessem com isso ofender aos interlocutores que não aceitam sua opção sexual sodomita.Fazem isso também quando chamam a todos de homofobicos por não concordarem com essas mesmas práticas.
Segundo os melhores dicionários fundamentalismo é: 1- Doutrina que defende a fidelidade absoluta à interpretação literal dos textos religiosos.
2. Atitude de intransigência ou rigidez na obediência a determinados princípios ou regras
Por mais que ao longo dos anos se quisesse emprestar ao termo uma conotação diferente, ele na verdade expressa com simplicidade exatamente a firmeza naquilo que se crê.
Jesus foi o maior fundamentalista que já pisou por aqui, tomando por base o que ele afirma em João 14:6: Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Pelo que afirmo que se crer nessa verdade é ser fundamentalista, eu o sou. Quando digo que creio na Bíblia como a palavra de Deus, também sou fundamentalista, quando afirmo que creio que aqueles que praticam a sodomia serão condenados, eu também sou fundamentalista, assim como sou fundamentalista em todas as outras questões que divergem da palavra de Deus.
A verdade contida na Bíblia é absoluta, logo, a Bíblia é fundamentalista. Minha fé em Jesus Cristo como meu único e suficiente salvador é indiscutível. Logo, minha fé é fundamentalista e eu sou fundamentalista. Não existe qualquer possibilidade de diálogo em relação às questões da minha fé.
Jesus nunca defendeu nada que se assemelhe ao ecumenismo, e eu rejeito, rejeito como fundamentalista que sou toda intenção maligna de fazer do protestantismo uma “colcha de retalhos”. Em nome da tolerância ou do politicamente correto.
Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4:4b
Sou mesmo FUNDAMENTALISTA, e você?
Pr Anselmo Melo
Marcadores:
Para pensar

Até o tutano! Teologia se discute, fé não!
ResponderExcluirAbraços fraternos camarada!
Gente que texto maravilhoso !!!!
ResponderExcluirFé também é obediência !!!!
Sim também sou fundamentalista
Mandou bem Pastor !!!!
Deus lhe acompanhe !!!!
Eu te Amo Jesus !!!!
Meus amigos Marcello e katia.Precisamos de mais irmão com coragem para assumir uma posição clara ao lado de Cristo.
ResponderExcluirObrigado pelo carinho de vocês.
Eu sou fundamentalista roxa rss.
ResponderExcluirSem tirar nem por. Adorei seu texto, eu sou e com orgulho, podem me chamar de fundamentalista a vontade é uma honra.
Graça e Paz Pr. Anselmo,
ResponderExcluirMeu Deus, eu sou um FUNDAMENTALISTA!
Quem vem com a gente?
Fiquem na Paz.
prezado anselmo, em relação à sua pergunta, eu não sou fundamentalista mas já fui(nos termos que você expõe).
ResponderExcluira priori, não vejo nenhum problema em alguém ser fundamentalista. para mim, o problema do fundamentalista é esse:
"A verdade contida na Bíblia é absoluta, logo, a Bíblia é fundamentalista"
anselmo, essa frase é equivocada, creio. o equívoco está na "verdade da bíblia". é que a verdade da bíblia é lida e interpretada de várias maneiras por vários grupos de crentes, filósofos, teólogos e descrentes.
apesar de haver certas regras de hexegese e hermenêutica para se bem interpretar o texto bíblico, a compreensão final de um texto pode variar bastante de acordo com a fé ou com os pressupostos de quem faz essa interpretação.
o que estou dizendo é: você chega ao texto bíblico com suas pré-compreensões doutrinárias do que ele seja; da mesma forma eu e outros fazemos o mesmo. não existe leitura isenta da bíblia.
outro grande problema que eu vejo no fundamentalismo é ler literalmente aquilo que o próprio autor do texto não quis literalizar. aqui não vou me estender nesse ponto pois o comentário ficaria maior do que já está.
então, o problema não é ser fundamentalista, o problema é achar que seu fundamentalismo é o único meio aprovado pela trindade para se chegar à verdade.
se lhe interessar, no meu blog caminhosdateologia.blogspot.com estou escrevendo uma série de textos sobre como a fé cristã ao longo da história tem tratado as demais fés e o diálogo com elas.
abraços
Lendo devagar e sem pressa eu sou tambem FUNDAMENTALISTA ,cortem minha cabeça mas nunca irei contra os pricipios da palavra de Deus e do meu Senhor Jesus!
ResponderExcluirEstamos juntos. Sou, sempre fui e sempre serei fundamentalista.
ResponderExcluirum grande abraço fraterno em Cristo,
Pr. Flavio Muniz
Acho que mais ninguém Fábio, são todos liberais agora, acho que na blogosfera só existe agente de religiosos kkkkkkk não É assim que somos chamAdos, eu sou a gerente do reino kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, como os crentes mudaram hein??
ResponderExcluirSim, eu sou um fudamentalista!
ResponderExcluirCreio na Inerrância das Escrituras.
Sou totalmente contra qualque tipo de liberalismo.
labaredas de fogo "sou totalmente contra qualquer tipo de liberalismo"não sei se voce é macho ou fêmea?se for fêmea,para as mulheres é maravilhoso ser fundamentalista,leia este versícilo,GENESIS CAPÍTULO 4 VERSÍCULO 19 ""E TOMOU LAMEQUE PARA SI DUAS MULHERES""O REI SALOMÃO TINHA 300 MULHERES,se voce é mulher e é conra qualquer tipo de liberalismo!então não reclame se seu marido chegar em casa com outras mulheres!como voce viu ta na bíblia o direito do homen ter várias esposas!um abraço.
ResponderExcluirJamais serei fundamentalista. Jamais. Fundamentalismo para mim é sinônimo de fanatismo. A bíblia, para mim, deve ser interpretada de forma contextualizada e com bom senso. Como pessoa crítica e pensante, não posso ser fundamentalista. Sinto muito, mas não posso.
ResponderExcluirJamais serei fundamentalista. Jamais. Ão contrário do que o pastor diz, Jesus não era fundamentalista, os fariseus e os doutores da lei é que eram. As verdades bíblicas devem ser aplicadas de forma contextualizada e com bom senso.E não aceitar dialogar é um sinal de fanatismo e ignorância. Nós não devemos abrir mão de nossas convicções, mas condenar tudo o que não possui base bíblica é algo intransigente, egocêntrico e arrogante. Deus nos deu o discernimento para julgar o que é bom do que não é.Façamos uso desse discernimento. Como pessoa crítica e pensante, não posso ser fundamentalista. Sinto muito, mas não posso.
ResponderExcluir