Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"reverendo" gay Márcio Retamero:Afinal, a Bíblia aceita ou não os gays?


Reverendo Márcio Retamero


Desde quando eu criei este blog tenho recebido muitos e-mails de agradecimentos de gays e lésbicas de toda a parte do Brasil (alguns até de países de língua portuguesa do exterior) que se sentem ajudados de alguma forma com os artigos aqui postados, o que me traz uma enorme sensação de estar no caminho certo.
Mas entre estas mensagens gratificantes, também recebo muitos e-mails de homossexuais que sofrem com conflitos existenciais por causa de sua sexualidade. A maioria destes são cristãos. Justificável, pois é do conhecimento de todos que o cristianismo, a maior religião em número de adeptos do mundo, é também aquela que mais tem perseguido os homossexuais ao longo da História.
Mas afinal, a Bíblia condena mesmo os gays?
Quem vai responder isto é o Reverendo Márcio Retamero, teólogo, Mestre em História Moderna (UFF/Niterói), Pastor da Comunidade Betel e da Igreja Presbiteriana da Praia de Botafogo (RJ), militante pela inclusão LGBT na Igreja Cristã e pelos Direitos Humanos e colunista da revista eletrônica A CAPA.
Quando fui apresentado ao Reverendo, na ocasião da noite de autógrafos do amigo Alexandre Calladini, confesso que fiquei um pouco reticente. Como um budista praticante que sou, às vezes mantenho um certo distanciamento de alguns tipos de religiosos cristãos, por diferenças básicas de nossas filosofias e porque cristãos geralmente defendem suas crenças de forma exasperada e calorosa… “O que dirá um Pastor!”, imaginei.
Mas, felizmente, meus pré-julgamentos foram todos por água abaixo logo no primeiro “dedo de prosa”. O carisma e a coerência do Rev. Márcio Retamero foram suficientes para que nossa conversa se estendesse do Museu da República até uma mesa de um restaurante numa noite pra lá de quente do Rio de Janeiro, em um bate papo super prazeroso que me fez perceber que há uma luz se acendendo para os gays cristãos “excluídos” e que no meio de tanto fundamentalismo existem, sim, pessoas intelectualizadas e lúcidas dispostas a fazer o bem.
Confiram a entrevista com o Rev. Márcio Retamero e saibam mais sobre o livro Pode a Bíblia Incluir?, que ele acabou de lançar pela Editora Metanóia. E bom Natal a todos! ;)
Subvertendo Convenções – Seu livro fala em “desconstruir” a Bíblia, dogmas e pensamentos teológicos para uma possível leitura inclusiva das escrituras. O que seria esta “desconstrução” ?
Desconstrução bíblica é desvelar, desvendar o texto, buscar seu local de origem, sua situação histórica, os significados das palavras hebraicas [Primeiro Testamento] e gregas [Segundo Testamento], línguas originais da Escritura. É, também, buscar informações sobre os autores, a construção dos textos, o público alvo daqueles textos. Interdisciplinaridade é a palavra chave aqui, pois a história, a antropologia, a arqueologia, a fililogia etc. nos auxiliam neste processo de desconstrução. É preciso desconstruir também o ciclo hermenêutico, ou seja, a interpretação aceita majoritariamente daqueles textos. Quando partimos do método histórico-crítico de análise das Escrituras, o único que serve à teologia inclusiva, feminista, libertária, então, enxergamos coisas ali postas jamais vistas.
SC – Sua posição é clara ao apontar os deputados e senadores da Frente Parlamentar Evangélica como os principais inimigos da causa LGBT do Brasil. Na sua opinião, de que forma o fundamentalismo pode ser combatido?
O fundamentalismo tem que ser combatido em três frentes, a princípio: no nível político, respeitando a Carta Magna do Brasil, que proíbe todo e qualquer tipo de preconceito; que garante igualdade diante da Lei para todos e todas; que estabelece o Estado laico. É inacreditável o “casamento” pernicioso, maléfico, pervertido entre a religião e a política no Brasil. As últimas eleições provaram que, entre nós, infelizmente e para a desgraça de muitos, religião e política estão de mãos dadas.
O segundo nível é o legal: fundamentalistas se escoram na “liberdade de expressão” para atacar minorias sociais como os LGBTs e os religiosos de matriz africana. A liberdade de expressão é limitada numa democracia, pela lei. Liberdade de expressão não é salvo-conduto para sair por ai dizendo o que lhe vem à cabeça sem responsabilidade social e criminal.
O terceiro nível é no campo religioso e aqui está a base, o alicerce do meu trabalho: demonstrar que uma leitura literalista, ainda que seletiva, das Escrituras, não é possível, tampouco desejável. Até o século XIX, quando nasce então esse câncer chamado fundamentalismo, jamais se interpretou o texto bíblico ao “pé da letra”.
SC – Uma passagem bíblica isolada já é suficiente para os fundamentalistas basearem suas crenças, como aquelas que supostamente condenam a homossexualidade. Na sua opinião este tipo de pratica é um erro. Por quê? Que tipo de perigos pode haver com uma interpretação literal de trechos bíblicos?
Existe uma regra de ouro, reconhecida até mesmo pelos fundamentalistas, embora eles a pratiquem seletivamente. A regra é clara: “texto fora de contexto é pretexto”. O erro dos fundamentalistas é não aplicá-la à toda Escritura, mas somente nos textos que lhes interessam, geralmente para afirmarem positivamente suas doutrinas. Eles vão ao texto à priori, ou seja, eles forçam o texto para enquadrá-lo nas suas interpretações. A regra de ouro, se aplicada nos textos que supostamente condenam a homossxualidade, por exemplo, demonstrará que a Escritura não condena a homossexualidade como nós a entendemos hoje.

Livro do Rev. Márcio Retamero
O perigo de interpretarmos a Bíblia ao pé da letra é imenso. A Bíblia mandar matar! A Bíblia pode ser usada, como foi, para legitimar a escravidão humana. A Bíblia é misógina… Assim como os fundamentalistas islâmicos encontram numa interpretação errônea e literal do Alcorão motivos para explodir bombas mundo a fora, os cristãos fundamentalistas encontram no texto bíblico interpretado literalmente, motivos para assassinarem todos os LGBTs: “são passíveis de morte ps que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem” (Romanos 1.32).
SC - Pode-se dizer, então, que as interpretações bíblicas que se têm hoje acerca da homossexualidade são arbitrárias?
Arbitrárias, caducas, sem sentido, espúrias, malvadas, maléficas, perniciosas, sem razão de ser!
SC – Em sua obra você diz que, materialmente falando, a Bíblia é literatura e suas pesquisas esmiuçam a maneira como ela foi “montada” e reeditada pelos homens ao longo da Historia. É possível analisar as escrituras de uma forma crítica sem com isso abalar o seu caráter sagrado?
Sim, é possível. Uma coisa é o estudo crítico, outra é a hermenêutica, a interpretação no objetivo de retirar destes textos um alimento para a alma. Contudo a hermenêutica não pode ser alienada do estudo crítico. Como retirar alimento e sentido espiritual para os nossos dias, das Escrituras? Lendo-a existencialmente. É somente numa leitura existencialista que se demonstra o caráter “sagrado” das Escrituras, quando elas falam a mim: homem gay, nascido no século XX, vivendo no século XXI. O “sagrado” da Bíblia não está em sua materialidade, nisto, a Bíblia é somente texto literário.
SC – Baseado em sua vivência como Pastor da Comunidade Betel, quais são os maiores transtornos que os gays cristãos excluídos das igrejas costumam apresentar?
Muitos! Baixa auto-estima ou nenhuma. Pulsão de suicídio muito forte. Infelicidade do ser o que se é. Passividade diante da existência. Desestímulo para viver e realizar. Medo. Rejeição e auto-rejeição. As vítimas de abuso bíblico sofrem muito e, infelizmente, muitos sucumbem.
SC – De que forma os gays cristãos podem se libertar das amarras do fundamentalismo para ficarem em paz consigo mesmo e com sua religião?
Buscar e se integrar numa igreja inclusiva. Estudar profundamente as Escrituras. Se reconciliar com o Sagrado a partir das suas situações existenciais. Buscar auxílio espiritual no aconselhamento pastoral com pastores e pastoras inclusivos. Nos casos mais sérios, buscar ajuda dos profissionais da psicologia e psiquiatria. O mais importante é entender que nada de errado existe na homossexualidade, tudo o que Deus faz é perfeito e bom.
SC - Você acredita que as igrejas cristãs inclusivas podem ajudar a causa LGBT? De que forma?
Acredito e para isto, olho para a história. A igreja inclusiva é um bebê no Brasil, mas ela já é uma adulta de mais de quarenta anos. Ela nasce na década de 60 do século passado em Los Angeles, Califórnia/EUA e, desde sua organização, ela sistematicamente reinvindica junto ao Estado a proteção legal e a igualdade de direitos numa democracia. Isso ajudou muito na construção e implementação de políticas públicas na década de 80 nos EUA com a epidemia da AIDS. No Canadá, além da questão AIDS, a igreja inclusiva foi a pioneira e a lutadora mais feroz em relação a legalização da união homoafetiva, assim como na Europa. Na Europa Oriental e na África, a mão da igreja inclusiva está por trás das organizações das paradas do orgulho e nas marchas contra a intolerância e pelos direitos humanos.
Na Romênia, nossa pastora é presa todos os anos – neste ano ela venceu – por tentar realizar a parada do orgulho. Na Ásia, acontece neste momento, bem como na Jamaica, uma revolução social, a partir do trabalho das igrejas inclusivas, notadamente a Igreja da Comunidade Metropolitana (Metropolitan Community Church), denominação à qual está ligada a Comunidade Betel, a maior do mundo, presente em mais de trinta nações da terra. Na Jamaica, já citada, nós perdemos 3 pastores assassinados por homofóbicos e um líder de música sacra. No velório deste maestro, nossa igreja foi cercada por fundamentalistas homofóbicos armados de paus e pedras, que bateram nos participantes do velório e arrasaram a igreja, mas nós ainda estamos lá, não desistimos!
Nos EUA, a Santa Ceia de uma de nossas igrejas foi envenenada, levando centenas ao hospital. Atearam fogo na igreja mãe em Los Angeles na década de 70. A resistência é sistemática e feroz, matam os corpos, mas jamais a causa. A igreja inclusiva, na minha opinião, é a linha de frente da causa LGBT, pois nossos inimigos sempre se escoram na Escritura, em Deus, no “cristianismo” para nos calar e nos matar existencialmente.
SC -Afinal, a Bíblia pode ou não incluir os gays?
A Bíblia não somente inclui os LGBTs na história da salvação, bem como narra nossa história ao nos revelar relações homoafetivas (Davi e Jônatas, Rute e Noemi), além de revelar promessas espirituais (Isaías 56, dentre outras passagens). A Bíblia nos revela que Jesus Cristo, o Deus Encarnado para os cristãos e cristãs, jamais condenou a homossexualidade, antes, a entendia, como é demonstrado numa passagem memorável de São Mateus, quando o Mestre da Galiléia diz que nem todos são aptos para o casamento (heteronormativo), mas que existem os eunucos. No livro de Atos dos Apóstolos, a Bíblia conta como aconteceu a primeira inclusão de um homossexual (o eunuco etíope, mordomo da rainha de Candace) na comunidade de fé cristã pelo batismo. A Bíblia também nos pertence.


Fonte: Entrevista retirada do site Subvertendo convenções, de Kiko Riaze, gostou visite o site

43 comentários:

António Jesus Batalha disse...

Se a Bíblia não condena a prática da homossexualidade, então também não condena a mentira,o assassinio, a heresia o fanatismo, a pedofilia ectr. ectr. Sendo assim para nada serve a Bíblia, e todo o ser humano está condenado. Pergunto então para que serve a religião? No entanto já li a Bíblia mais de vinte vezes, tenho comparado vrsões da Bíblia, e todas elas condenam o pecado.Se a homossexualidade não é pecado, não compreendo porque Deus não criou uma terceira pessoa, pois só encontro que o meu Deus só criou o homem e a mulher, e lhe deu ordens para eles se multiplicarem.Para nosso bem prazer podemos mudar as openiões, mas a Palavra de Deus ela será sempre a mesma, não muda, e Deus também não muda.Deus aceita os homossexuais sim, mas não aceita a prática da homossexualidade.

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

“Vós tendes por pai o diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. MAS PORQUE VOS DIGO A VERDADE, não me credes. Quem dentre vós me convence do pecado? E, se vos digo a verdade, porque não credes? Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso, vós não as escutais, porque não sois de Deus”

Que tipo de cristão é esse sujeito que não sabe, que não existe homossexuais cristãos. Sua afirmação mentirosa prova que ele não é um cristão. Pastor, ele até pode ser; de bode. Ou melhor de “bad”; assim fica mais gay.

Verdade ele nunca fala. Meia verdade é sua maior predileção; contém mais poder de engano do que a própria mentira. A meia verdade aqui é que os cristão são os que mais tem perseguido os homossexuais, ao longo da história, talvez não, mas, em nosso tempo sim. Pois eu e você pastor Anselmo, conhecemos o resultado dessa perseguição: ex-homossexuais que agora são perseguidores de homossexuais pelo amor de Cristo.

Essa tal de História Moderna é uma grande falácia, nessa, ele pode mesmo ser Mestre. Agora, ser mestre nas igrejas citadas, como pode? São mesmo igrejas cristãs, essas? Duvido! Aliás o próprio autor afirmando descaradamente seus pré-conceitos contra os cristão, percebe, depois de conhece-lo, que não é o caso ali, isto é, o “reverendo” não é um cristão.

A História Moderna muda até a própria história moderna. Jaques Derrida, filósofo e pai da desconstrução(ferramenta predileta do Caio Fábio), criou teses sobre a indeterminação do sentido do texto. Isto é, não existe uma intenção autoral, um propósito pelo qual a obra tenha sido escrita; o autor não está querendo dizer o que disse, o que está escrito, o leitor é quem tem que dar sentido as palavras do autor, segundo seus interesses, independente do propósito da obra ou da interpretação que seguem os métodos normais da Hermenêutica e da Exegese. Aliá desconstrução é uma Eisegese; a arte de introduzir no texto o que o intérprete deseja, manipula o texto para dizer o que ele não diz. Isso tudo aplicado à Bíblia, de que podemos chamar. O texto bíblico no início explica.

Por fim, gostaria de fazer uma pergunta: porque eles nunca debatem as afirmações médicas que condena a prática do sexo anal, nem as restrições de héteros apenas por questões próprias suas. Somente atacam os cristãos, principalmente os evangélicos, como os únicos contra. Sabemos que 75% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA NÃO OS APROVA.

suedesantos disse...

Com todo desrespeito merecido mas este cara ai fumou alguma coisa estranha

Anselmo Melo disse...

Labaredas, esse cara é um possesso,e como tal, usa de mentiras e enganos para afirmar aquilo que a Bíblia não diz.Chamar isso de exegese seria no mínimo um desrespeito também.Essa gente tem por pai ao diabo, e a parte que lhes cabe é agradar aquele que os arregimentou:satanás!

Anselmo Melo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anselmo Melo disse...

Irmão Antonio.Essa gente tripudia sobre a palavra de Deus, como se fosse coisa qualquer.Não tem qualquer respeito por Deus ou sua palavra.

Casal 20 disse...

É brincadeira esse pastor do bad (rsrsrs).

Esse cara precisa ler "A operação do erro" de Joe Dallas.

A Rô postou sobre a decisão do STF de hoje.

Abraços sempre afetuosos, irmão Anselmo.

Anselmo Melo disse...

casal 20, acredito,infelizmente,que de nada adiantaria a leitura que sugeriu com propriedade,esse cara acredita de "verdade" que esta certo.Satanás corrompeu inteiramente sua percepção de certo e errado.

Um simples Servo disse...

Este "pastor" veio foi das cercanias do inferno! daqui pra frente virão muitos dessa qualidade promíscua! Sai pra lá Satanás!

Ulisses disse...

esse exemplo do eunuco foi estranho, pois o eunuco é forçado a viver em sua condição, pois foi castrado... Não se enquadra no que hoje entendemos por homossexual, do jeito que compreendemos.

Pr. Anselmo Melo disse...

Ullisses,
Esse é só um dos exemplos de que suas argumentações são falaciosas e mentirosos.

VIVA A VERDADE disse...

De acordo com a informação citada no blog, você acusa o Cristianismo de perseguir os homossexuais. Cuidado! Pois não há relatos em toda história de que Jesus Cristo tenha dado ordens aos seus seguidores para perseguir os homossexuais, nem existe relatos históricos que possam comprovar sua argumentação, portanro se você conhece algum cite-o e apresente algum documento que possa dar importancia ao que você fala. Quando foi que o verdadeiro Cristianismo perseguiu os homossexuais? Ou você só está falando por falar, acusando por acusar. Mais uma vez digo. Cuidado! Você pode ser enquadrado como preconceitoso por estar discriminando os cristãos e até reponder processo por acusar sem poder provar. Uma coisa eu posso te dizer: "não importa quem você é, não importa o que você. Jesus conhece bem o seu interior e Ele o Senhor que governa tudo e todos, aquele que te criou. Ama muito você!!! Que Deus tenha misericórdia de ti, que Ele derrame sobre ti a paz, que resplandeça sobre ti a luz d'Ele, que você encontre no Senhor a salvação e que o amor de Deus possa mudar completamente sua vida.

Anônimo disse...

Nem tenho o que comentar de um lixo, a não ser aquilo que se pode reciclar, pois trará algum benefício. Lixo só aquilo que a gente pode reciclar.

Pudim disse...

Então você diz que a História Moderna é uma grande falácia (e não uma disciplina, como a Teologia) e despreza casualmente um dos maiores intelectuais do século XX. Você deve ser muito inteligente mesmo para estar acima dessas duas coisas!

Mas não dá pra cair na sua. Em primeiro lugar, você descaracteriza a visão de Derrida sobre interpretação, confundindo-a com outras teorias existentes e com algumas que não existem. Qualquer estudioso sério das ciências humanas percebe que você não sabe do que está falando.

Em segundo lugar, você traz estatísticas de boteco e informações médicas completamente tortas. Evidência óbvia de que seus argumentos não são muitos e nem decisivos: você precisa apelar a pseudociência e pseudo-estatística.

Por último, você trata a perseguição aos homossexuais não como um crime, o que de fato ela é, mas como uma coisa boa. Prova de que até quando você vai falar de Cristianismo, religião que você deve ter "estudado" (talvez seja mais justo dizer "sequestrado") bastante, você não diz senão asneiras.

Espero que você responda meu comentário, pois quanto mais você fala, mais você mina sua própria argumentação.

Pudim disse...

Parabéns, "Labaredas de Fogo". Você disse que a História Moderna é uma falácia (e não uma disciplina, como a Teologia) e desprezou casualmente um dos maiores intelectuais do século XX. Você deve ser muito bom mesmo para estar acima dessas duas coias.

Mas não dá pra cair na sua. Em primeiro lugar, você descaracterizou completamente as visões de Derrida sobre interpretação de texto, confundindo-as com outras existentes e com algumas que não existem. Qualquer estudioso sério das ciências humanas percebe que você não sabe do que está falando.

Em segundo lugar, você usa de estatísticas de boteco e informações médicas absolutamente tortas. Prova de que seus argumentos são pouco sustentáveis: você precisa apelar para pseudociência e pseudo-estatística.

Por último, você trata a perseguição aos homossexuais não como um crime, que de fato é, mas como uma coisa boa. Isso evidencia que mesmo ao falar de Cristianismo, religião que você deve ter "estudado" (seria mais justo dizer "sequestrado") bastante, você só diz asneiras.

Espero que você responda meu comentário. Quanto mais você escreve, mais você mina sua própria argumentação.

Pudim disse...

Que Deus te abençoe também!

Pudim disse...

Para entender bem a Bíblia não é preciso só ler a Bíblia. Você pode passar a vida inteira dentro de casa e saber muito bem onde cada cômodo está e o que contém. Mas se você não observar e estudar outras casas, jamais conhecerá o sentido e valor arquitetônico da sua.

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

Pudim, você não tem gosto e está desmanchando.
Nós perseguimos os homossexuais com o amor de Cristo; isto é crime?

Pegue qualquer publicação de qualquer universidade, pode ser dos EUA, sobre problemas com sexo anal, que você consiga refutar, e iniciaremos o debate fora do seu boteco.

Anônimo disse...

Senhores, tudo isso é falácia. o tom não agrada a Deus. Amemos a todos, mesmo que não concordemos com suas práticas. Quem conhece a bíblia sabe que nos últimos tempos muitos apostatarão a fé para seguir ensinos errados. Mas os que receberam o Espírito Santo e compreenderam o mistério da fé, sabem da verdade, porque 'as coisas de Deus se dicernem espiritualmente'. Deus abençoe a todos!

Anônimo disse...

Irmãos verdadeiramente seguidores da palavra de Deus, oremos juntos em favor desses irmão que vivem o engano, e interpretam a palavra de Deus guiados aos enganos de Satanás, mestre do engano, da mentira, que veio para matar, roubar e destruir. Sabemos que os tempos são finais, e que falsos profetas se levantariam para que o nosso Senhor Jesus Cristo retornasse! Deus abençoe a todos....

Anônimo disse...

O que podemos falar de Anônimo (11 de outubro de 2012). Ele não consegue se quer expor seu ponto de vista e mais lixo por lixo (o Sujo Não Pode Falar do Mal Lavado).

Guilherme vieira disse...

Esse ai não é o "reverendo" que disse que vai pegar em Armas pra livrar o Mundo dos Cristãos?

Pr. Anselmo Melo disse...

É ele mesmo Guilherme, o próprio. Só não entendo porque ainda não foi preso.

Anônimo disse...

O cara deve ter cara de pudim mesmo! Só falava besteira e não conhece nada! Afinal, nem sabe do que está falando! Coitado do pudim! rsrsrs

Jolie Laide disse...

Meu Deus, quanto ódio irmão!!! Estamos aqui pra debater sobre o assunto, ninguém quer que vc deixe sua fé pela fé do outro. Somos seres pensantes, não ignorantes. Dizer que tudo é satanás é bem a cara de gente alienada como vocês.

Jolie Laide disse...

quanto a isso eu lhe convido a pesquisar mais sobre o assunto, eu lhe convido a ver TODO O CONTEXTO do que ele falou e não apenas pegar uma idéia já pronta e disseminar como os ignorantes fazem: http://www.youtube.com/watch?v=B3FrLTvNzb4
(LEIA A DESCRIÇÃO DO VIDEO , SE NÃO TIVER PREGUIÇA E USAR O CÉREBRO É RECOMENDADO!!!)

Pr. Anselmo Melo disse...

Não entendi o "vocês".

Pr. Anselmo Melo disse...

Jolie.
Com ou sem contexto a fala dele é preconceituosa e ameaçadora. Não entendo como em um seminário que se destinava a tratar de assuntos LGBT esse cara mete o cristianismo no meio.
Um sujeitinho desses que se refere a outras pessoas como “desgraçado” não merece o meu respeito.
No entanto em um estado democrático de direito nós “ainda” somos livres para nos expressarmos da maneira que bem entendemos. Direito esse, aliás, que os militantes gays querem nos suprimir através da aprovação do PL 122, que pretende tornar os homossexuais em uma casta privilegiada.
Esse camarada para piorar a situação dele acha que pode ser chamado de reverendo, acha que pode ser pastor de uma Igreja, acha que com o que ele chama de teologia inclusiva vai fazer com que o que é pecado deixe de ser.
Relação homossexual é e sempre será uma abominação diante de Deus. Querem viver assim? Vivam. Esse é um problema de cada um. Mas calar a minha boca não, isso não.

Pr. Anselmo Melo disse...

Eu sei que o que ele e o Jaen e demais militantes desejam é estabelecer uma nova sodoma no Brasil.

Ailson Vieira disse...

Reverendo!!!??? A Wikipédia nos informa que essa palavra se refere a alguém digno de reverência, de respeito, de honra... humm, ... sei não, mas acho que não se aplica a essa pessoa. Não conseguir viver dentro dos parâmetros (santos) estabelecidos pela Bíblia é uma coisa, saber que é pecador, reconhecer isso diante de Deus, pedir perdão e se colocar inteiramente sob a graça manifestada de Deus, a saber, Jesus Cristo, é uma coisa. Agora, torcer descaradamente a Palavra de Deus para justificar o seu pecado... Eí, Deus não é idiota!!!! A quem vcs pensam que estão enganando? A maior proposta do evangelho é a transformação do homem pelo poder do Espírito Santo. Me digam, qual foi a transformação que ocorreu em vcs, Sr. Márcio, Sr. Jean Willys. Vamos me digam!!! Mas a porta da graça ainda não foi fechada. Jesus ainda os aguarda, Ele é longânimo!!! Não O rejeitem!!!!!

Ailson Vieira disse...

Reverendo!!!??? A Wikipédia nos informa que essa palavra se refere a alguém digno de reverência, de respeito, de honra... humm, ... sei não, mas acho que não se aplica a essa pessoa. Não conseguir viver dentro dos parâmetros (santos) estabelecidos pela Bíblia é uma coisa, saber que é pecador, reconhecer isso diante de Deus, pedir perdão e se colocar inteiramente sob a graça manifestada de Deus, a saber, Jesus Cristo, é uma coisa. Agora, torcer descaradamente a Palavra de Deus para justificar o seu pecado... Eí, Deus não é idiota!!!! A quem vcs pensam que estão enganando? A maior proposta do evangelho é a transformação do homem pelo poder do Espírito Santo. Me digam, qual foi a transformação que ocorreu em vcs, Sr. Márcio, Sr. Jean Willys. Vamos me digam!!! Mas a porta da graça ainda não foi fechada. Jesus ainda os aguarda, Ele é longânimo!!! Não O rejeitem!!!!!

Ailson Vieira disse...

Sim, reverendo Ahmadinejad

Mila disse...

A Bíblia diz que: "Nos últimos dias alguns apostatarão da fé, por obedecerem a doutrina de espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que tem cauterizada a própria consciência..." 1Tm. 4. 1 e 2. Esses profetas de Baal que tem se levantado nos últimos tempos em nome de Deus e da sua Palavra, nada mais são do que a prova do cumprimento da própria Palavra do Senhor. Estão aí para encorajar a desobediência ao nosso Criador e Senhor. No passado Algumas cidades foram destruídas e consumidas pela irá do Senhor por tamanha imoralidade, e segundo as Escrituras Deus não suportava mais cheiro do pecado daquelas cidades, mas o mesmo Deus mostrou sua misericórdia, resgatando o justo Ló. Deus ainda tem um povo na terra zeloso de boas obras, que é sal e luz do mundo, e enquanto esse povo estiver aqui jamais deixarão de proclamar as virtudes D'aquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa Luz. E o inferno por mais que tente deturpar a Palavra de Deus levantando falsos pastores e profetas, NUNCA conseguirá converter a VERDADE em mentira.Isso é fato! Que venham mais e mais reverendos Márcio, mas se levantarão para cair. A Bíblia diz que a parte que lhes cabe é no Lago de fogo e enxofre preparado desde o princípio para o diabo e seus anjos.

Elias Zimmermann disse...

Cara você está falando com um crítico liberal, ele nem entende a leitura da Bíblia dessa forma!

Heraldo Costa disse...

é um lixo de materia...

Heraldo Costa disse...

LIXO DE ARTIGO, CORROMPENDO A PALAVRA DE DIOS

Heraldo Costa disse...

PIOR É COLOCAR DAVI E JONATAS COMO GAYS E NOEMI E RUTE COMO LÉSBICAS..KKKKKKKKKKKKKKKKK

ESSE CARA NAO SABE NADA DE ERMENEUTICA..TA DISTORCENDO A BIBLIA

Reflexão disse...

Como pode uma pessoa querer ser chamado de "Pastor" com um pensamento desses? Até uma criança sem muito entendimento biblico coloca esse falso profeta no bolso!!! E vc, autor do blog? Tem medo de cristãos porque? Porque ele falam coisas que fere o "seu mundo e suas verdades"?
Li o que esse "reverendo"; esse formado em teologia disse e simplesmente dei risada em ver tanta boboseira!!!! Ele pode ser teologo, mas pastor nunca!! E digo mais: nem cristão ainda ele é!!!
Querem ser gay, viverem na prostituição, nos deleites de seus pecados? fiquem a vontade e queimem no fogo eterno que foi preparado para o diabo e seus adeptos!!! É lamdentavel!!! Uma coisa eu sei: somente os que tem o nome no livro da vida é que serão salvos!!! Maranata Jesus!!! Vem Senhor Jesus!!!

Reflexão disse...

kkkkkkkk o pecado cegou tanto esses caras que eles não falam coisa com coisa! Vivem em contradições!!!!

Eu tenho é dó desse povo!

Priscila Catelan disse...

é claro que ele tem seguidores ... " Ele fala o que os gays querem ouvir !!!! Deturpa a Bíblia, de acordo como convém ele acreditar.Acho que nós , temos é sim que nos unir , mas em oração por este homem, porque a palavra de Deus diz, "conhecereis a verdade ( a de Cristo, não a dele) e a Verdade vos libertará " este homem , livre das vendas que Satanás colocou nele, vai fazer um estrago no inferno. Porque a nossa luta, não é contra a carne , nem contra o sangue , mas contra principados e potestades. Vamos levantar um clamor !!!!

Anônimo disse...

Eu só consigo falar. Meu Deus.

Anônimo disse...

Eu nao entendo como pode pastores,apoiar a casamento gay,e a magonha,,e o aborto,como este Ariosvaldo Ramos e a sua gente da Missao Integral,entao vamos apoiar a pena de morte para aqueles que estao matandos os nosso filhos da nossa naçao e vamos enforcar em praça publicas todo os ladroes, da corrupçao do dinheiro publico

Otavio Guerd disse...

Levítico 18, 22-24 – Disse o Senhor: Não te deitarás com um homem como se faz com mulher; é coisa abominável.
Levítico 20, 13 – Se um homem usar com outro homem, como se fosse mulher, ambos cometeram uma torpeza abominável; serão punidos de morte e sua morte recairá sobre eles.
I Coríntios 6, 9-10 – Acaso não sabeis que os injustos não terão parte no reino de Deus? Não vos iludais: nem fornicadores, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem gananciosos, nem ébrios, nem maldizentes, nem rapaces terão parte no reino de Deus.
RASGARAM ESSA PARTE NA BÍBLIA??? Ou fazem como fizeram ai Igreja católica, anos e anos distorcendo o ensinamento correto???
LOUCOS!!!

Real Time Web Analytics
Template personalizado por Elaine Gaspareto

TOPO ▲