Considerações sobre o “Caminho da Graça”


Considerações sobre o “Caminho da Graça”

Há algum tempo tenho ouvido falar de um movimento conhecido como “Caminho da Graça”. O mesmo foi fundado e é dirigido com “mão de ferro” pelo ex-reverendo presbiteriano Caio Fábio. Figura bem conhecida no meio Evangélico e que poderíamos dizer que divide em lados bem distintos admiradores e desafetos.


Nas considerações e, em alguns questionamentos feitos abaixo pretendo deixar de lado algumas questões relativas ao Caio Fábio e me ater aos fatos que tenho tomado conhecimento sobre esse tal movimento, chamo movimento não de maneira pejorativa ou desonrosa e sim por que os próprios “caminhantes”, como gostam de se identificarem se reconhecem assim. E, temos mesmo de vê-los como um “movimento”, uma vês que sempre respondem e com certa repulsa que não são Evangélicos, nem protestantes ou algo que o valha.


O pouco que sei sobre os ensinamentos do ‘Caminho da Graça” foi pesquisando nos blogs escritos por mentores, uma espécie de pastor, aquele que dirige pequenos grupos em determinadas localidades e auxilia os “caminhantes” e também lendo o Caio Fabio.

Recentemente levantou-se grande discussão em um deles (blog) quando um de seus mentores expôs as entranhas do movimento revelando um conjunto de crenças desenvolvidas a partir da mente do Caio Fabio e seguidas por aqueles que aderem ao “caminho”.
O mal estar foi grande, inclusive com trocas de palavras não muito carinhosas entre o autor do post e alguns leitores que desejavam respostas. O post em questão foi retirado do blog, numa atitude desrespeitosa e antiética. 

O autor logo em seguida retirou também da lista dos blogs indicados o meu blog e dos demais Pastores a quem anteriormente ele tratava como amigos. Lá também não é mais possível colocar qualquer tipo de comentário. O motivo me parece obvio, as crenças defendidas não se sustentam e discussões como essa acabam por afugentar alguns possíveis admiradores.
Em relação ao post, talvez já prevendo o desfecho que teve, salvei o texto bem como todos os comentários.

O motivo deste post é então nada mais do que meu pensamento em relação ao “Caminho da Graça”, onde responderei como entendo o movimento, suas crenças e descrenças, tentarei explicar o porquê de minha preocupação, e também tentar compreender o motivo de tanta repulsa de seus seguidores em relação à Igreja e a qualquer tipo de ortodoxia.

Em primeiro lugar:

Devo dizer que existem algumas características semelhantes entre o “caminho da graça’ e algumas seitas pseudo-cristãs. Se observarmos algumas como o mormonismo, fundada por Joseph Smith; a igreja da unificação, fundada pelo reverendo Moon; e tantas outras, observaremos algumas particularidades intrigantes.

1- Seus líderes alegam ter recebido ou adquiro uma revelação melhor e mais ampla do Evangelho. Colocam-se numa posição de superioridade em relação às demais religiões, teólogos e pensadores. Referem-se com desdém a tudo o que já foi dito ou escrito a respeito de Deus e da Bíblia alegando terem uma melhor interpretação. No caso do “caminho da graça” eles dizem que “aprenderam a entender e a ler a Bíblia a partir de Jesus”, e, que tudo que não está em concordância com Jesus (segundo a teologia e a interpretação do Caio Fabio) não é palavra de Deus. Talvez exatamente nesse ponto resida o grande problema, uma vez que, o próprio Jesus disse que nos enviaria o Consolador e que esse sim nos faria compreender todas as coisas. “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.João 14:26”.

Vejo na verdade um homem, muitíssimo inteligente, que escreve bem, mas que também é extremamente confuso e burocrático quando expõe algumas idéias. Seus admiradores fingem que entendem tudo e logo taxam de ignorantes aqueles que preferem ser sinceros.

Vejo um homem que se rebelou contra tudo e todos como se a Igreja de Cristo de um modo geral fosse culpada de sua queda e por seus iguais não o terem acolhido naquela hora ou da forma que ele desejava que fosse. Vejo um homem que se esmera por entender e ensinar um Evangelho segundo sua mente humana, e exatamente por isso falha, assim como muitos falharam ao tentar entender Deus de maneira apenas racional.
Esta não é uma conclusão minha, veja o que ele mesmo afirma:

“Meu exercício mental tem sido [entre tantos outros que faço...] o de ler as Escrituras apenas a partir de Jesus; deixando de fora todas as pré-compreensões estabelecidas pela Religião Cristã; especialmente no que tange às suas Institutas ou Dogmas; quase todos nascidos da e na Igreja de Constantino; não do e no Evangelho..” Postado em 19/11/2009 no blog “andando na graça”
http://andandonagraca.blogspot.com/2009_11_01_archive.html
Meu exercício mental... Ou seja, Jesus, a Bíblia, a salvação, o céu, o inferno e tudo mais, segundo a mente dele!

Ele afirma ainda:
“Não cremos que a bíblia é a Palavra de Deus, cremos que só Jesus é a Palavra de Deus. A bíblia NÃO é a nossa única regra de fé e prática. As Escrituras são inspiradas por Deus e contém palavras de homens, mulheres, reis, profetas, pescadores, apóstolos, diabo, anjos...e entre tudo isso há as Palavras de Deus que são só aquelas que se alinham a Jesus. Se não são do mesmo ensinamento de Jesus, então não são Palavras de Deus, mas de homens relativos como nós mesmos.”

Eis acima o que Caio Fabio ensina aos seus discípulos do “caminho da graça” em relação à Bíblia.

Sempre autoritário e dono da verdade

2- O Sr. Caio Fábio não aceita ser questionado por seus discípulos ou quem quer que seja. Afirma assim um de seus mentores:_ “O Caio já disse que quem manda lá é ele!”

Antes de abordar outros pontos leia abaixo parte do conjunto de crenças (ou descrenças) das pessoas do movimento “caminho da graça”, a Bíblia e Deus segundo Caio Fabio:

“Não cremos em clero;
Não cremos que os homossexuais irão para o inferno.
Não cremos que os pecados sexuais são mais graves ou piores que qualquer outro pecado.
Não cremos que fora da igreja não há salvação;
Não cremos que aqueles que não receberam a informação histórica sobre o Evangelho morrerão sem salvação;
Não cremos que só os crentes são filhos de Deus;
Não cremos que Deus criou o universo e depois que algo deu errado Ele enviou Seu Filho para dar um jeito nas coisas;
Não cremos que depois da morte a pessoa não possa ser salva;
Não cremos no cristianismo. Nem no judaísmo. Nem no islamismo ou qualquer outro ismo, mas só no Evangelho de Jesus Cristo e existe Evangelho de Gênesis a Apocalipse.
Não cremos que escândalo seja algo relacionado com andar com gays, prostitutas, bandidos ou beber ou fumar ou a forma de nos vestirmos.”

Continua....

74 comentários:

  1. Caro Pr. Anselmo Melo,

    Em que pese ter sido admirador de Caio Fábio e ter aprendido muito em seus escritos anteriores, verifico hoje que, sua postura é visivelmente conturbada e revela uma pessoa magoada com a igreja.

    A Bíblia diz que o homem deve queixar-se dos seus próprios pecado.

    Vejo sinceridade no que diz Caio Fábio, porém a visível mágoa o deixa conturbado e, seus ensinos, senão todos, mas os que você aqui citou e outros que costuma atirar contra a Igreja, dão a impressão que tenta reinventar o evangelho.

    Outrossim, Deus não teria tido misericórdia de tantos irmãos que partiram para a eternidade sem o "privilégio" desses ensinos de Caio Fábio, sendo que a muitos deles, o próprio Caio ministrou dentro dos padrões aceitos pela igreja em todos os tempos de cristianismo?

    Simplesmente lamentável.

    Oremos por ele com amor e também vigiemos!

    Em virtude dessa situação, é necessário um filtro para ler e ouvir o Caio Fábio.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Pr Carlos Roberto.
    Também conheci outro Caio Fabio.De quem até me orgulhei um dia em ve-lo como uma espécie de porta voz dos evangélicos.não sinto prazer algum em escrever o que escrevi,mas, é mister que nesse momento passemos a advertir o povo de Deus quanto aos desvios defendidos por ele.
    Obrigado por seu comentário.
    Um grande abraço também meu caro.
    Paz!

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia Pr.Anselmo, que a paz esteja conosco!
    Gosto do seu blog; o que não implica que eu concorde com todos os textos (Nem Jesus Conseguiu agradar a todos né?)

    Mas referente este assunto me passa o seguinte será que o blogueiro que o excluiu não esta reformulando o seu blog? Ou mesmo pode ter ocorrido um erro no servidor; ontem a noite entrei na página e percebi que tem pastor, evangelista entre os seguidores.

    Acredito que não seja nada pessoal.

    Um grande abraço e vamos em frente como nesta passagem "...Uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que esta na minha frente" (Fp 3:13)

    Abençoado seja seu dia!

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Ando meio ausente dos blogs...estou um pouco gripada, muito mal estar, daí tenho ficado pouco tempo na ineternet, mas estou passando hoje nos blogs para colocar a leitura em dia.
    Vou ler tudo que não não li ainda, pois as matérias são sempre muito boas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você Miss.Bella Dourado em relação ao conteúdo do blog. Paulo mesmo nos adverte que devemos examinar tudo e reter o que é bom. Quanto a hipótese levantada sobre uma possível confusão infelizmente temo que seria "boa vontade " em demasia da minha parte analisar assim.O mesmo tempo que se gastou para que ele publicasse os blogs que estão lá ele levaria para publicar o meu bem como só a título de exemplo o do Pr Guedes.Exatamente pessoas que ele sabe que se opõe a determinadas doutrinas do "caminho da graça" e se pronunciaram lá a esse respeito.Tem outras pessoas que tiveram também seu blogs excluídos.E a propósito, o post também sumiu com a atualização? De qualquer forma só estou justificando por que a dúvida foi levantada, mas,a questão central aqui são as heresias e não o posicionamento do Cláudio em relação a minha pessoa ou outros irmãos. Paz!

    ResponderExcluir
  6. Querida Cida, estimo sua pronta recuperação. Que Deus abençoe sua vida ricamente.Paz e obrigado por seu carinho.

    ResponderExcluir
  7. Pastor Anselmo!! Lí o que vc disse a respeito das coisas que Caio Fábio fala e ensina. Percebí que lhe falta muita informação verdadeira no que diz respeito ao Caio e seus ensinamentos; e isso muito me preocupa. O senhor querer ajudar as pessoas é uma coisa, agora, passar informações infundadas sem um conhecimento real dos fatos verdadeiramente como eles são de uma outra pessoa, é outra coisa. Acompanho o Caio a bastante tempo pra saber que algumas considerações que o senhor fez são fantasiosas e mentirosas. Nunca ví Caio Fábio dizer uma palavra siquer que ele tem uma revelação nova de Deus para os homens. Nunca ví Caio Fábio passar por cima da bíblia como o senhor quiz mostrar. Nunca ví Caio Fábio colocar a culpa do seu divócio ou separação ou qualquer coisa semelhante a esta na igreja. A postura de Caio Fábio não é contra tudo e contra todos como o senhor disse e sim contra os vendedores do evangélho. Vejo o senhor infelizmente distorcendo em suas considerações muitas coisas que Caio Fábio fala e ensina. Por favor pastor, tome cuidado com as coisas que o senhor tem falado sobre ele, para o seu próprio bem. Sou um membro batista, tenho 42 anos e venho conheçendo o evangélho a mais de 25 anos. Tenho mais de 600 pregações e ensinamentos de Caio Fábio e tudo que o senhor falou aí não bate com aquilo que tenho dele. Percebí que seu blog é muito acessado e levantar um falso testemunho pastor contra qualquer homem sem que o mesmo esteja presente para se defender, é uma situação gravíssima. O senhor quer mesmo falar de Caio Fábio ou de qualquer outro ser humano? Convide-o pra festa primeiro, para o senhor não passar informações incorretas pra frente achando que o seu parecer é 100% correto. Se o senhor for de Deus mesmo, vai rever essa coisa toda, agora se não for.......Paz e muita luz no seu coração.....

    ResponderExcluir
  8. Meu caro Hilton.
    Todas as informações que passei foram extraídas de escritos do Caio Fabio e do blog de um dos mentores do “caminho da graça”, logo, como poderiam ser infundadas? Conheço também o Caio há bastante tempo, para ser exato há uns 25 anos. Sou de Niterói/RJ e congreguei em uma Igreja Batista vizinha a Betânia, igreja onde o Caio esteve por anos. Li alguns de seus livros e posso lhe assegurar que sei exatamente do que estou falando. Tenho o direito inalienável de me pronunciar a respeito de quem quer que seja, vivemos em um estado democrático de direito.
    E, quando o sr diz que nunca viu o Caio passar por “cima” da Bíblia isso me revela que o desinformado aqui é o sr. Talvez por perder tanto tempo com as mais de 600 pregações do Caio. Gostaria de retribuir os conselhos que o irmão me deu, invista mais tempo lendo a Bíblia querido, Caio é um homem, passível de falhas assim como nós dois, abandone a caiolatria, por favor.
    Meu interesse não é levantar falso testemunho contra ninguém, o que escrevi foi baseado em escritos do mesmo como já lhe disse.
    Não afirmei em momento algum que o meu parecer é 100% correto, não sou pretensioso assim, caso não se recorde leia o post. Digo que são considerações, pautadas em observações do que leio. Porém o sr julga se sou ou não um homem de Deus pelo simples fato de não concordar com o que um outro homem ensina. Raciocine e veja, quem esta equivocado aqui meu caro?
    O Caio quando tem de “meter o pau” em alguém não convida esse alguém para “festa” alguma, ele simplesmente o faz e de forma arrogante e covarde, sem direito de resposta a quem quer que seja, se dúvida, veja o vídeo onde ele chama o irmão Julio Severo de frouxo, veja se isso é maneira de alguém se referir a um outro irmão ou a quem quer que seja. Talvez esse vídeo aí não faça parte de sua coleção.
    http://pranselmomelo.blogspot.com/2010/09/caio-fabio-chama-julio-severo-de-frouxo.html
    Fique em paz!
    Pr Anselmo Melo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, gosto do Caio, mas o que vc fala dele é verdade, já o vi várias vezes chamando irmãos de bundão, ratazana, salafrário, dentre outros, e de forma mt arrogante

      Excluir
    2. Não precisa concordar com tudo o que ele diz, pois se for pinçar pontos de pregações ou ensinos em qualquer denominação , seja ela histórica ou Neo Pentecostal vamos encontrar pontos de discordância. Concordo com o Caio em várias coisas e discordo em poucas, mas longe de ter qualquer coisa ali para ser chamado de seita.

      Excluir
  9. Graça e paz pr Anselmo. Como o senhor bem colocou, assim como outros comentaristas, o Caio um dia já mereceu ser lido e ouvido, mas ultimamente... Não se deixe intimidar e continue sendo canal de Deus para abrir os olhos daqueles que desejam servir a Deus com sinceridade. Parabéns pela coragem. Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Obrigado irmão Anderson por seu apoio. Tem muita gente que prefere se esquivar, até pensão exatamente como nós, mas preferem não se expor. Não compreendo essa atitude por parte de alguns, mas, vamos em frente. Nosso compromisso é com a Igreja de Cristo e com a palavra de Deus. Doa a quem doer.
    Paz!

    ResponderExcluir
  11. Graça e Paz!!! Sou testemunha dos fatos acima narrados.Eu li as informações apresentadas no blog susto de amor e os comentarios que se seguiram e no sabado dia 29/1, o post foi retirado.Eu realmente não fazia ideia da "doutrina" pregada no Caminho e fiquei perplexa e triste com o descaminho.Parabéns p/abordar tão importante tema.Como irmãos nos cabe orar em favor deles, para que retornem de onde cairam.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Mariangela por sua manifestação.Muitos presenciaram o acontecido, mas poucos quiseram se manifestar a respeito. De qualquer forma creio que foi bom o que aconteceu, isso abriu os olhos de muitos. Tenho recebido vários e-mails de pessoas que estão exatamente como nós: Perplexos!
    Oremos mesmo para que o Espírito santo ilumine o coração desses irmão e que mentiras e enganos sejam retirados do meio deles.
    Paz!

    ResponderExcluir
  13. Anselmo,

    Acho, sinceramente, que você viajou legal!

    Eu poderia falar o que penso de você lendo este post aqui, mas isso não teria significado algum.

    O Caio está longe de fazer o que você supôs e/ou interpretou.

    Mas hoje, por causa principalmente da internet, cada um tem a liberdade de expor o que pensa quando assim desejar.

    Prefiro não falar sobre coisas que não conheço.

    No mais, que tal nos atermos ao Evangelho de fato e não a ensinamentos criados, reinventados, markentiados, deturpados, e sabe-se lá mais o que, pelo que entendemos como sociedade ao longo dos tempos.

    Acredito que este é um ponto crucial e elementar quando falamos em seguir ou acreditar em Cristo.

    ResponderExcluir
  14. Meu caro Riva,como você bem disse, essa é sem dúvida a grande virtude da internet.Assim posso escrever o que penso e você pode escrever que viajo quando escrevo o que penso e no final da equação tudo termina em paz.
    O que tento fazer aqui mesmo antes do seu conselho é exatamente isso:"No mais, que tal nos atermos ao Evangelho de fato e não a ensinamentos criados, reinventados, markentiados, deturpados, e sabe-se lá mais o que, pelo que entendemos como sociedade ao longo dos tempos."
    Paz meu irmão.

    ResponderExcluir
  15. E cadê o Evangelho, Anselmo?!

    Somos uma sociedade afogadas em preceitos morais/religiosos. E isso não vem de agora, a própria Bíblia nos mostra que há séculos e séculos atrás isso já acontecia.

    É justamente a moralidade que faz enxergar a quebra de um paradigma como acesso a libertinagem.

    Bebemos tanto deste fel que nos esquecemos que é o equilíbrio que faz a vida e é isso que o Evangelho nos orienta.

    Caio é apenas uma vertente que busca interpretar o Evangelho de maneira consciente e não como animalzinhos adestrados oriundos de Escolas Bíblicas Dominicais que servem apenas para formatar a pessoa no caráter da igreja e não do Evangelho.

    Mas o Caio é apenas um... e há tantos!!! Estão por aí... as vezes imperceptíveis, pois não fazem correntes, não vivem a margem, não se sacrificam dando dinheiro, não exigem bençãos e não se postam como chefes de Deus ou filhos mimados.

    Quer falar de A ou B... por mim...

    Mas antes que tal analizarmos nossos conceitos, nossa moral, nossa religião, nosso eu...

    Se o Evangelho que leio não me traz consciência, logo, ou não leio o Evangelho ou sou apenas mais um que se alimenta do vômito que saem de diversos programas de TV que se dizem cristãos, além da grande maioria das igrejas que se dizem de Cristo.

    ResponderExcluir
  16. Querido Riva.O texto é uma analise do que tenho visto e lido em alguns lugares.É claro que o "buraco" é bem mais em baixo, concordo com você em relação as suas observações em relação a Igreja.Porém, assim como não podemos generalizar dizendo que o Caio é o "herege mor", também não podemos generalizar achando que Igreja alguma presta ou que tudo lá esta errado.O Caio esta de certa forma em evidencia,é lógico que em primeiro lugar as críticas sejam dirigidas a ele.Não me queira mal,estou apenas defendendo o Evangelho de Cristo.
    Paz!

    ResponderExcluir
  17. Anselmo,

    Lhe querer mal? Nem a você e nem a ninguém.

    Diálogos são produzidos a partir da troca de opiniões e não com o objetivo de converter a opinião do outro à sua. Então, assim dialogamos por aqui.

    Quanto as igrejas, eu não generalizei. Releia o que escrevi.

    Quanto ao Caio, o admiro pela pessoa que é e pela coragem. E não digo isso sentado na cadeira. Estivemos juntos e suas convicções e paixão pelo Evangelho cora de vergonha muito pseudo-líder que se veste de vaidade e transforma Evangelho em marketing para aparecer em programas de TV.

    Quanto ao Evangelho... sinceramente, nem ele e nem Deus precisa de defensores. O povo precisa de pessoas que os tentem retirá-los desta Matrix religiosa que vivem... mas quem tem ouvidos para ouvir ouça, pois cada um faz o seu próprio caminho.

    Abraço

    ResponderExcluir
  18. é... o Caio diria que sou um religioso frio e perdido em vãs tradições "vomitadas por leprosos exauridos em sua vagabundice insana" (fala que não pareceu com o jeito dele falar?). Mas eu prefiro não falar nada dele. Apenas uma coisa penso: em meio a tanto erro e coisas meio estranhas, algumas críticas que o movimento dele levanta podem fazer sentido. Por isso, não deixo de ler às vezes. Pra mim, é como o desenho dos Simpsons, no meio das críticas sem fundamento, algumas são consideráveis.

    ResponderExcluir
  19. Conheço os ensinamentos do caio fabio há pouco tempo, para ser exato a 01 ano, e tudo que aprendi em suas ministrações, já havia sido revelado em mim por Deus, foi apenas uma confirmação, mais cada um caminha na consciência que têm, e vejo coerência biblica com o que é pregado pelo Reverendo Caio fabio, não tenho raiva de igreja e nem de nada, apenas descobri que a igreja é um meio e não um fim como pensava antes.

    ResponderExcluir
  20. Bom anônimo.Só existe uma verdade revelada na Bíblia,se você ler com cuidado o texto em vermelho, que fala dos credos ensinados pelo Caio,vai perceber algumas divergências.Logo, temos algumas dificuldades aqui.Ou a Bíblia esta errada ou o Caio esta errado.Sinceramente não creio que Deus confirmaria em seu coração algo diferente do revelado em sua palavra.

    ResponderExcluir
  21. É preciso tomar muito cuidado com esse negócio de "revelado em mim por Deus".

    Muitas vezes esse é o caminho mais tênue pra se forjar conceitos errados acerca da Palava.

    Abraços pr Anselmo...

    ResponderExcluir
  22. Quando não se capta o espírito de uma mensagem (no sentido de essência semântica) acontecem essas "lambanças de interpretação". Isso frequentemente acontece aos ministros do reino. Até o Senhor Jesus passou por isso. Quantas vezes acusações levantaram-se sobre "Eles querem destruir a Lei de Deus e Moisés" ou "Eles falaram isso e aquilo outro contra nossos costumes que vieram de Deus". Sabemos que Moisés é de Deus e cremos que o Evangelho não coloca Moisés como não sendo de Deus. Já os judeus, por exemplo, acham Moisés e o Evangelho incompatíveis pelo simples fato de não terem entendido o Evangelho. E olha que eles "provam" nas Escrituras (antigo testamento, que é de Deus) que o Evangelho é contra as Escrituras que Deus entregou à Moisés. E porque isso acontece? Porque não captaram a essência do espírito das palavras do Senhor, dos apóstolos e de seus servos. Em minha humilde opinião, creio que algo muito similar está acontecendo contigo, querido pastor, quando dizes que o Caio prega uma "nova" doutrina. A título de ilustração, literalmente Jesus disse que reconstruiria o templo em 3 dias mas quase ninguém entendeu o espírito da frase. Sinceramente tenho visto muitas pregações do Caio e vejo nela a essência da boa nova que continua sendo escândalo para os religiosos e loucura para os que se acham sábios. Mais do que nunca a afirmação de Paulo vigora neste mundo virtual, afirmação essa que em licença poética ficaria "O copy-and-paste da letra mata mas o espírito vivifica".

    ResponderExcluir
  23. Meu caro Saulo Queiroz.
    Em primeiro lugar me desculpe pela demora em dar resposta ao seu comentário.Estava fora do meu domicílio e deveras atarefado com outros assuntos.
    Seu comentário me fez lembra parte de uma frase escrita em uma banca de literatura espírita aqui na cidade que moro.Ela diz: "Leia Kardec e entenda Jesus!
    Sua proposta e a de outros prosélitos caiolatras se parece por demais com a proposta do anúncio.Acredito que ficaria mais ou menos assim: "Leia e ouça o Caio Fabio e entenda Jesus".
    As "lambaças" de interpretação a qual o sr. se refere estão nos escritos do Caio, o que fiz foi somente reproduzi-las aqui.Não vou repetir o que já escrevi,julgo desnecessário e prefiro acreditar que o sr. tenha lido o texto em sua íntegra.
    O Caio não apresenta uma maneira nova ou correta da leitura do evangelho,ele apresenta sim, um evangelho essencialmente diferente do evangelho.
    Ora,onde vemos Jesus ensinar aniquilacionismo? Onde vemos Jesus ensinando salvação universal? Ora meu caro, onde exatamente está a "lambança"? Nas considerações que fiz ou nos ensinos de seu mestre?
    O que você chama de " essência da boa nova" eu chamo de divagações de uma mente doentia e confusa.
    Faça o que fiz, apresente provas,site exemplos,por hora o que se apresenta é o fato de que ele de fato ensina coisas descabidas e você não apresentou prova alguma de que estou errado em minha avaliação.Apenas "choveu no molhado".
    Paz!

    ResponderExcluir
  24. Entendo, e aceito quem não aceita as interpretações de Caio Fabio, acho que cada santo tem o Espirito suficiente, para interpretar a bíblia não só os evangelhos .
    Porem acho que ideia principal de Caio Fabio é romper com a hipocrisia cristã que toma conta de nós. Quando nós achamos mais merecedores do céu do que outros pecadores.
    Acho que o fato da "queda" de Caio Fabio o tornou sim uma xícara quebrada no que diz respeito a sua história, más é só uma marca que está lá, todo mundo vê, mas está fechada e quem não as tem,não é? Ainda dá pra tomar café, nela. Sem falar que a xícara, não é nossa, então o dono serve a quem ele quiser.
    Quanto ao Caminho da Graça ele é muito novo, confesso que gosto do conceito, más acho que temos que vigiar, sim! Más, não mais, do que temos que vigiar outras denominações mais antigas, como a Assembléia que recentemente trouxe o embaixador do Rev. moon para profanar o "altar" ou a Presbiteriana que nós EUA estão no caminho colorido da aceitação completa do homossexualismo que vai gerar uma ruptura no futuro próximo, se a coisa continuar, como vai,palavras que ouvi assistindo o Pastor Augustus Nicodemos no congresso de Defesa da Fé.
    Todos os pontos apresentados acima em vermelho no post , não vejo engano.
    ""Não cremos que escândalo seja algo relacionado com andar com gays, prostitutas, bandidos ou beber ou fumar ou a forma de nos vestirmos.”"
    É muito claro que ele diz isso no sentido,que estas coisas são só aparências que o problema é maior, que o externo, é dentro nós!
    Por algum acaso não eram os fariseus os que se preocupavam só com externo e jugarão Jesus pelas aparências.
    Nós dizemos, vem prostituta,vem viciado más quando eles estão entre nós, não queremos que nossos filhos casem-se com eles, a começar de mim!
    È difícil assumir os preconceitos que me enchem de vergonha de Cristo, más não é porque eles existem que são certos!
    Dani Lima
    http://berearepreciso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Pois é Dani Lina.O grande problema da reconstrução é sempre a necessidade existente de se construir novamente.A despeito do que Paulo afirmou ser o fundamento, Jesus Cristo, o Caio rejeita segundo suas próprias palavras tudo o que esta escrito na Bíblia e que segundo ele não se alinha com o que Jesus ensinou.
    "Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo". 1 Coríntios 3:11
    Ora, segundo o Caio, existe salvação após a morte, onde estaria esse fundamento exemplificado por Jesus? Sendo assim, creio que o "buraco" é bem mais em baixo. Ele não quer com sua teologia ou forma de pensar apenas desconstruir o que considera errado na Igreja, e sim, construir heresias, quando comparamos com a Bíblia e mesmo para lhe satisfazer a vontade, quando comparamos apenas o que temos registrado como sendo palavras do próprio Cristo. Olhando por um lado ou olhando por outro, vemos aberrações assinadas por uma mente no mínimo confusa.

    ResponderExcluir
  26. Pr Anselmo Melo
    Quanto ao comentário, não vou refutar, pois se digo que entendo sua opinião e tento ficar mudando seu ponto de vista, então é porque não entendi,não é?
    Quanto a outros artigos do blog e tudo que li, gostei muito e vou voltar outras vezes.
    Boas Festas!
    Dani Lima
    http://berearepreciso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Olá Dani, obrigado por seu retorno aqui no blog.Desejo que esse período do ano também seja ótimo para você e os seus.
    Que a paz de Cristo transborde em nossos corações.
    Paz!

    ResponderExcluir
  28. Amados irmãos, pelo o amor de Deus!
    Vejo aqui uma discussão pretenciosa e idiota!
    Quem é Caio?
    Quem é Anselmo?
    Se todos entendessem de fato o evangelho e se entregassem uns aos outros como Cristo se entregou a nós, não haveriam mais questões tão idiotas e vaidosas.
    O que vejo é muita falácia!
    Discursem o evangelho e esqueçam de uma vez por todas essa falsa religiosidade e moralismo com cara de piedade!

    A graça d'Ele nos basta e...basta!
    A paz!

    ResponderExcluir
  29. E que a Graça de Deus esteja com vcs!!!!

    ResponderExcluir
  30. 1 -Não cremos que os homossexuais irão para o inferno.

    Tenho que crer que eles vão então???Até onde eu sei quem imputa pecado é Deus, ou estou errado pastor???

    2 -Não cremos que os pecados sexuais são mais graves ou piores que qualquer outro pecado.

    E são???Então existe pecadinho e pecadão???Ora me parece com aquela ocasião em que Jesus foi jantar na casa de um fariseu e ele se julgou "melhor" que a pecadora, ora se eu devo 60 e o senhor 40 nada muda, pois ambos somos devedores ou não???

    3 - Não cremos que fora da igreja não há salvação;

    Quer dizer que quem não vai a igreja não está salvo???Quer dizer que a igreja virou a videira e Jesus é apenas o ramo???

    4 - Não cremos que aqueles que não receberam a informação histórica sobre o Evangelho morrerão sem salvação;

    Então Deus é um Deus que colhe onde não plantou e ajunta onde não espalhou??? Que Deus carrasco é esse? Aliás que impressão perversa de Deus é essa???

    5 - Não cremos que só os crentes são filhos de Deus;

    Ora a frase diz no mínimo uma realidade, ou quer dizer que o lance é só crer em Jesus e ta tudo certo, pronto...sou filho de Deus??? Vejo mtu + gente que não é evangélica amando Deus, do que os ditos evangélicos!!!

    6 - Não cremos que Deus criou o universo e depois que algo deu errado Ele enviou Seu Filho para dar um jeito nas coisas;

    Ora não crer nisso é assumir um teísmo aberto, o senhor é??? Deus não é Deus??? Quer dizer que ele não sabia, foi tipo um corno...o último a saber???

    7 - Não cremos no cristianismo. Nem no judaísmo. Nem no islamismo ou qualquer outro ismo, mas só no Evangelho de Jesus Cristo e existe Evangelho de Gênesis a Apocalipse.

    Quer dizer que eu tenho que crer na religião???Não devo apenas crer na Religião (Jesus), quer dizer que Jesus está preso ao tempo??? Quer dizer que ele não foi imolado antes da fundação do Mundo???Jesus não é apenas histórico, é atemporal!!!Não foi o Caio nem ninguém que disse isso, e sim João!!!

    8 - Não cremos que escândalo seja algo relacionado com andar com gays, prostitutas, bandidos ou beber ou fumar ou a forma de nos vestirmos.”

    Não são essas pessoas que precisam de cura???Ou eles são Sãos??? Beber é pecado? Fumar??? Desde quando???

    Veja a abordagem de que, Jesus é a Palavra de Deus e não a bíblia, não é do Caio...Lutero já tinha percebido isso a muito tempo atrás!!!Pastor me diga uma coisa, como o senhor bem sabe, o livro de Tiago e Apocalipse quase ficam fora da bíblia, ai eu pergunto...se isso tivesse acontecido, deixariam de ser Palavra de Deus??? Quer dizer que Salmos como o 137, estão vigentes como palavra de Deus?Podemos então cantar ou orar de Peito aberto os 3 últimos versículos, como se fazendo uma nova roupagem para os nosso inimigos???

    Me diga se Nele não habita corporalmente a plenitude da divindade??? Ele não é o verbo que se fez carne??? É a bíblia consumadora da nossa fé? Foi ela, escritura, que morreu por nós, ou foi através dela que recebemos a mensagem do evangelho???

    Por último quero dizer que...não o caio não é e nunca será o meu chão, mas não vejo argumentos plausíveis para contestar o que ele disse, não sou do caminho da graça, mas como disse Ariovaldo Ramos...estou na Graça do Caminho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Meu caro Unknown.
      A teologia abraçada pelo Caio e me parece que por você é libertina e demoníaca.Com toda sinceridade eu não vou perder meu tempo lhe dando razões ou questionando o que você acredita ou deixa de acreditar.Tudo o que penso esta registrado em três posts aqui no blog.É lógico que vocês não acreditam que homossexuais vão para o inferno, até porque vocês não acreditam na existência dele.Afinal, Jesus em parte alguma falou sobre o inferno não é mesmo?E por outro lado para o Caio deve ser mesmo muito difícil dizer para o próprio filho, que é homossexual, que ele vai para o inferno.Deve ser muito difícil também para ele que vive com uma mulher sem ser casado que a Bíblia condena esse tipo de prática.Por conveniência e por necessidade de auto justificação ele tem conduzido você e outros pelos caminhos tortuosos da teologia aberta,do aniquilacionismo, e da salvação universal.Então meu caro, continue bebendo,continue fumando,continue se prostituindo ou fazendo qualquer coisas que queira.Afinal não existe condenação eterna e nem inferno.Seja feliz! Enquanto pode...

      Excluir
    3. Pastor o que vc postou, não responde nada, até pq vc não tem argumentos. Vc diz que conheceu um "outro caio"...na verdade vc nunca o conheceu... pois se tivesse lido os livros e tudo o +, perceberia que ele não mudou NADA do que dizia (desde antes da "queda") e continua dizendo!!! Eu particularmente acredito no inferno, como acredito que tem gente AQUI nessa existência que já está nele, por sinal, gente que se diz cristão + adora MANDAR gente pro inferno é pq provavelmente já existe nele e não percebeu!!! O que eu sei é que para a maioria dos cristãos, a forma importa + do que o conteúdo, ou seja, está cheio de pastor (ou não) "casado" sem estar Casado de verdade, ai vive uma mentira e acha que pra Deus é uma verdade...tolice!!! O que é ser casado pastor??? Fazer contrato no cartório, ou contrair núpcias como os juristas admitem??? É casar na igreja pra inglês ver??? Casamento se faz todo o dia!!! Sobre beber...o que eu sei é que Jesus foi chamado de glutão e bebedor de vinho e amigo de pecadores!!! O que eu sei é que em eclesiastes diz que uma das bençãos desse mundo é: beber um bom vinho,comer e gozar a vida com a mulher que se ama!!! O que eu sei é a recomendação paulina contra bebedice (embriaguez). O problema dos cristãos é coar o mosquito e engolir o camelo, tem gente que não vive sem um café,coca-cola,hamburguer ou qualquer coisa que faça dele um escravo, ai quando vê alguém bebendo ou fumando diz: olha que pecado!!! Por último digo: Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos; Bem aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado. O senhor sabe a quem Deus vai imputar pecado e porquê??? É suplente de Deus??? Responda os meus questionamentos no primeiro post!!!Pq quem é sincero e não é alienado quer saber!!!

      Excluir
    4. Desconhecido. Suas considerações e indagações são bem parecidas com o pseudônimo que você escolheu e sinceramente não me animo em usar meu tempo com um “desconhecido”. Então, da próxima vez se apresente. Como argumentar alguma coisa com alguém tão neófito? Você citou uma dúzia de textos fora de contexto para justificar o que faz, tem vontade de fazer ou pensa ser correto que se faça a luz da Bíblia. Para que? Afinal o mestre que você veio aqui defender não acredita na Bíblia como palavra revelada de Deus. Porque citou o livro de Eclesiastes? Porque citou uma carta paulina? Ora, você afirma que eu não tenho argumentos e apresenta isso aí? Vejamos como seus argumentos não se sustentam.
      Você diz que acredita no inferno, seu mestre não acredita. Você afirma que eu não conheci o Caio, como pode fazer tal afirmação? Eu sou de Niterói, fui vizinho da Vinde, fornecedor de sua extinta rede de lojas, e vizinho da Betânia,Igreja que o Caio pastoreou. Na época eu dirigia uma Igreja Batista a menos de 1000 metros de onde ele pastoreava. Li a maioria de seus livros, livros, diga-se de passagem, boa parte sem conteúdo, porém vendiam como água na beira da praia, afinal nesse tempo ele era o queridinho do evangelicalismo tupiniquim. E não me envergonho de dizer, perdi muito de meu tempo com a xaropada que ele escrevia. Ou pelo menos assinava.
      Certa vez tive de pedir a interferência do Pastor Josué Rodrigues para que o nome do Caio não fosse manchado por conta de uma divida contraída pela sua ex esposa. Na verdade eu não deveria sequer estar lhe prestando esse tipo de satisfação, afinal, quem é você? Um nada ilustre desconhecido.

      Excluir
    5. Agora vamos as suas insinuações: “por sinal, gente que se diz cristão + adora MANDAR gente pro inferno é pq provavelmente já existe nele e não percebeu”. Quem você pensa que é para vir aqui fazer esse tipo de colocação, desde quando você me conhece? Se você conhece pastor casado que não estar casado, e que tem relacionamento de fachada isso é um problema desse seu amigo e seu. Eu sou casado e bem casado e acredito sim que por viver em uma sociedade organizada e em um estado democrático de direito eu devo satisfação como cristão que sou as autoridades legitimamente constituídas. Eu sou um servo de Deus e não um anarquista ou coisa que o valha. O Caio sim, vive com uma mulher sem se casar porque se acha superior, acha que não deve satisfação a ninguém. Aliás, ele não deve satisfação nem a Deus.
      Você me pede explicações mais se esquivou de responder sobre as doutrinas que o Caio ensina. Afinal você acredita ou não em aniquilacionismo? Acredita ou não em salvação universal? Se você acredita nessas duas heresias que o Caio ensina é porque você é tão insano quanto ele, mas já que não falou qualquer palavra sobre isso é porque na verdade você “ouviu o galo cantar e não sabe onde”, e vem aqui defender esse herege sem ter qualquer conhecimento de causa para isso. Quem não tem argumentos afinal? Eu ou você sr. desconhecido?
      Jesus meu caro, foi chamado de beberrão e comilão, ser chamado não quer dizer que ele era. A imaturidade e leviandade em suas colocações fazem parecer que você não é uma das “crias” do Caio. Leia mais seu mestre, ele é um herético mas ao menos dispõe de melhores argumento que você.
      Vejamos mais algumas de suas besteiras “eixegéticas” usadas em sua vã defesa: “Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos; Bem aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado”. Estude meu caro, fica muito feio você vir aqui e apresentar um texto deste para justificar seu liberalismo. Se for bem aventurado a quem ele perdoa os pecados e a quem ele não imputa iniqüidade da mesma forma é desventurado o que ele não perdoa e a quem ele imputa. Isso é o que está implícito no texto meu caro. Faça-nos um favor, nos poupe dessa verborragia tola, deixe as discussões teológicas para quem estudou para isso. Eu não sou suplente de Deus, mas seu mestre se acha maior que o próprio Deus, aliás, ele esta escrevendo outro Evangelho, o “invangelho” segundo Caio Fábio, e não faltaram neófitos como você a aplaudir-lhe as insanidades e heresias.
      Leia ou outros posts que escrevi sobre “o caminho da graça”, ore, peça ao Espírito Santo discernimento. Se você realmente é uma pessoa sincera e que deseja servir a Deus logo percebera que seu caminho enquanto discípulo de Caio não tem qualquer graça. É na verdade uma desgraça.

      Excluir
  31. ensinos hereticos, então para que missões, missionarios morrerão em vão?
    Por favor Caio Fabio está pregando um outro evangelho, eu acredito no Evangelho
    da Salvacão em Cristo por Cristo, e não sem ele, se não pra que a Cruz de Cristo?
    absurdo, isso pra mim que o Caio prega é um evangelho "zero cal" leve e leve até demais, não leva em conta o Juizo do Senhor que vira sobre a terra e os descrentes.

    abraços Pastor gostei do seu texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu irmão.Infelizmente o Caio entrou por esse caminho."Sua teologia" sequer pode ser chamada de "aberta" ou "liberal".Na verdade se parece mais com as antigas colchas de retalhos que minha avó fazia.Um pedaço de cada cor e tamanho.Assim se tornou a fala dele.Confusa e contraditória.Acho lamentável,mas...
      Vou tomar emprestado uma frase do irmão Fábio do blog Casal 20: "Sigamos salgando!"
      Obrigado por deixar seu comentário.

      Excluir
    2. eu aposto que esse pastor é da teologia da prosperidade, esse pastor tem que lavar a boca pra falar do caio

      Excluir
  32. Hoje em dia as pessoas só gostam de artigos que as fazem se sentirem bem; aqueles que provocam reflexões, que demoramos para entendermos a necessidade de palavras duras, e às vezes nem as entendemos, provocam mais descontentamento do que agradam.

    A função de um blog apologético, isto é, fazer a defesa da fé, não é trazer uma interpretação particular, mas sim, ensinar o que se recebe do Espírito Santo. se não for assim nem adianta tentar; o perigo é mortal!

    Se me pedirem exemplos de como se deva ser um artigo de apologia cristã, certamente essse seria um dos escolhidos.
    Parabéns pela disposição de ir em frente, mesmo sabendo que iria atrair tantas críticas contrárias. É bem fácil de saber à quem estás sendo fiel.

    Deus é contigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por seu apoio irmão Labaredas.Realmente atraímos a indignação de muitos.E como o irmão disse é impossível que não se levantem opositores.Porem quando isso acontece percebo que existe uma grande necessidade que continuemos nossa luta.Que Deus continue nos inspirando e fortalecendo.Paz!

      Excluir
  33. Correção: O Caio se casou com a Adriana em outubro de 2001, o casamento foi mostrado na Revista Enfoque. Parece que o editor do blog, não conhece quem ele acusa tanto assim não. O ensino do Caio só tem o Evangelho, basta ouví-lo ou lê-lo. A pregação dele é Bíblia pura. Ele não possui a verdade absoluta, é humano sujeito a falhas. Mas na sua exposição seja ela escrita ou falada, costuma ter a preocupação de apresentar apenas Jesus. Seus últimos livros são até melhores que os anteriores a 1998. Quem não leu, deveria ler: O Enigma da Graça, Sem Barganhas com Deus e o Apocalipse das Igrejas. Leia por sí próprio e veja se lá contêm alguma heresia. Heresia é o que se vê na TV, o pr. Silas Malafaia defendendo a Teologia da Prosperidade, ou o líder da Assembléia de Deus Madureira fazendo alianças com o declarado falso messias Rev. Moon, ou mesmo as que são pregadas no Congresso de Missões em Camboriú, como o Pr. Ouriel de Jesus, que chegou a ser desligado dos laços com a CGADB e agora volta a pregar no referido Congresso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo.
      Parece que você também não quis comentar os ensinos dele que estão destacados em vermelho no post.Essas pseudo doutrinas são ensinadas por ele e foram extraídas do blog de um "caminhante" que é mentor de uma das "estações" do "caminho da graça".Porque você não se ocupou em as defender à luz da Bíblia?
      Apontar as heresias dos outros não muda o fato dele também ser um herege, goste você ou não.

      Excluir
  34. Caro Pr. Anselmo

    E desta forma que vc defende o evangelho que prega? Desrespeitando e humilhando quem não concorda com vc, pelo pouco que sei não e isso que o EVANGENHO ensina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Henrique.
      Onde desrespeitei ou humilhei alguém?
      Sou contundente na defesa do que creio e alguns não têm argumentos para defender o que acreditam ou para apresentar uma replica. Isso de maneira alguma quer dizer que eu esteja humilhando alguém, reavalie e veja se sua colocação condiz com a verdade.

      Excluir
  35. "Na verdade eu não deveria sequer estar lhe prestando esse tipo de satisfação, afinal, quem é você? Um nada ilustre desconhecido."

    Se isso não for desrespeito por favor me perdoe.

    Eu poderia colocar uma lista com seu comentarios maldosos e sem educação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SR. Henrique.
      Isso chama-se ação X reação.
      Sou responsável por tudo que escrevo ou publico.Assino e assumo.Discordar não é o problema, o problema esta na covardia de alguns que comentam como "anônimo", criticam e não dispõe de argumentação válida para defender suas crenças.O sr. não tem noção das coisas que deleto por tão ofensivas.Como lhe disse,defendo o que acredito e assumo.Quanto a serem maldosos e sem educação é uma avaliação sua, que certamente respeito, porém não concordo.Isso é natural.

      Excluir
  36. Pr. Anselmo,
    Atualmente moro no Mexico, passei por algumas igrejas no Rio, algumas fizeram maior parte na minha vida, como a Igreja Metodista Wesleyana de Petrópolis, com os queridos Jamir e Vitor, também fui seminarista por um tempo no CEFORTE.
    Aqui no México fui membro da Igreja de Cristo no Mexico.
    Uma vez que já não frequentava nenhuma igreja, tive a oportunidade acalmar a alma. Um dia, por acaso quis saber como andava o sumido Caio Fabio pela Internet, encontrei o seu site, comecei a ler por mais ou menos um ano, e com isto fui vitima da revolução do evangelho em mim, e tive vertigem por um bom tempo pela libertade que sentia, por outro lado queria procurar uma referencia do movimento para seguir, padrões de estudos para me conduzirem, alguem para me apoiar e me dar os passos a serem seguidos.
    Se a paz que eu sinto, o aumento da minha fé, e agora poder estudar a bíblia, no espirito do evangelho, na minha casa com a minha esposa e filha, e as vezes ter a liberdade de recusar os convites do pastor da igreja (da qual agora sou apenas um infiltrado em amor, para propagação da consciência do evangelho e a simplicidade do mesmo) em estar presente aos domingos, para estar com a minha família e amigos, para o qual sou luz.
    Vale a pena pensar... também refletir que o Cristianismo não suporta o evangelho, mas suporta bem as doutrinas cristãs...
    http://www.youtube.com/watch?v=r7PL-HxDV_Y&feature=bf_next&list=UUEp1wrJz8sgbuHXD2jdqi9Q
    Se o teu caminho é ser pastor, boa caminhada!
    Ser pastor, é um privilegio para servir, e ser o refugio para muitas almas cansadas...
    O meu e de muitos e só ser parte de um caminho que ninguém controla, que não tem nome, nem líder, que é povo de Deus espalhado na terra... Jo 3:8
    Saludos desde Mexico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Marcelo Paiva.
      Sua história e cativante e creio ser verdadeira.Infelizmente por essas terras tupiniquins (Brasil) a coisa não é bem assim.O povo do tal caminho não é tão livre como diz ser,o Caio os controla sim, s como controla.
      Assim como você vejo muitas contradições entre Cristianismo e Evangelho.Como vejo contradições heréticas que certamente não encontram amparo no Evangelho mas que são ensinada e difundidas pelo Caio.
      Um grande abraço.
      Paz!

      Excluir
  37. Pr. Anselmo,

    graça e paz! É a primeira vez que apareço aqui no seu espaço - aliás, o descobri justamente porque quero entender melhor no que creem, afinal, as pessoas que congregam nas estações caminho da graça.

    Há algum tempo, algumas das publicações dos membros do caminho [que vejo no Facebook, e que foi onde os descobri] tem me deixado, no mínimo, desconfortável. Publicações em que atacam ou desdenham da bíblia, da Igreja...dizem tanto viver o amor de Cristo mas fazem àqueles que tentam alertá-los exatamente aquilo que condenam com tanta veemência.

    Percebo que o nosso erro - tanto dos crentes em Cristo Jesus e comprometidos com o Reino, quanto dos adeptos do Caminho [e concordo contigo quando os chamas de caiolótras...maioria demonstra ser...] - é acreditarmos na sinceridade da pessoa....

    Não questiono a fé deles - se tem ou não fé. Nem mesmo daqueles que frequentam seitas conhecidas, como Iurd, Mundial e Internacional da Graça, entre outras, faço este questionamento.

    Aprendi que a fé pode ser 100% sincera, mas, como bem sabemos, se não está fundamentada na Palavra, se não entendem que todos somos pecadores salvos única e exclusivamente pelo amor de Deus, manifestado em Cristo Jesus, se não aceitam o padrão de santidade requerido pelo Pai, então, não resta outra conclusão: podem ser 100% sinceros, mas estão 100% errados.

    Gostei muito do seu estudo, e pretendo voltar a visitá-lo mais vezes. Deus te abençoe, te conceda sabedoria do Alto, e aperfeiçoe o trabalho de suas mãos, em Cristo Jesus, nosso Salvador.

    Um fraterno abraço!

    Ir. Andreia

    ResponderExcluir
  38. Pr. Anselmo,

    graça e paz! É a primeira vez que apareço aqui no seu espaço - aliás, o descobri justamente porque quero entender melhor no que creem, afinal, as pessoas que se reunem nas estações caminho da graça.

    Há algum tempo, algumas das publicações dos membros do caminho [que vejo no Facebook, e que foi onde os descobri] tem me deixado, no mínimo, desconfortável. Publicações em que atacam ou desdenham da bíblia, da Igreja...dizem tanto viver o amor de Cristo mas fazem àqueles que tentam alertá-los exatamente aquilo que condenam com tanta veemência.

    Percebo que o nosso erro - tanto dos crentes em Cristo Jesus e comprometidos com o Reino, quanto dos adeptos do Caminho [e concordo contigo quando os chamas de caiolótras...maioria demonstra ser...] - é acreditarmos e não confrontarmos, em amor, na sinceridade da pessoa....

    Não questiono a fé deles - se tem ou não fé. Nem mesmo daqueles que frequentam seitas conhecidas, como Iurd, Mundial e Internacional da Graça, entre outras, faço este questionamento.

    Aprendi que a fé pode ser 100% sincera, mas, como bem sabemos, se não está fundamentada na Palavra, se não entendem que todos somos pecadores salvos única e exclusivamente pelo amor de Deus, manifestado em Cristo Jesus, se não aceitam o padrão de santidade requerido pelo Pai, então, não resta outra conclusão: podem ser 100% sinceros, mas estão 100% errados.

    Gostei muito do seu estudo, e pretendo voltar a visitá-lo mais vezes. Deus te abençoe, te conceda sabedoria do Alto, e aperfeiçoe o trabalho de suas mãos, em Cristo Jesus, nosso Salvador.

    Um fraterno abraço!

    Ir. Andreia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia irmã Andreia.
      Obrigado por sua visita e por deixar seu comentário.
      As doutrinas básicas do "caminho da graça" são essas,e infelizmente muitos cristãos sinceros inadvertidamente tem abandonado suas congregações para andar atras do Caio.O Caio caído tem levado centenas a abdicarem da fé genuína.
      Obrigado também pelas palavras de apreço para com o trabalho desenvolvido aqui.
      Apareça sempre.
      Paz!

      Excluir
  39. Pr. Anselmo Melo
    Volto a comentar neste mesmo texto más inicio com um pedido de desculpas publico, o irmão realmente tem razão quando em resposta ao meu comentário no dia 7/12/11 disse "O grande problema da reconstrução é sempre a necessidade existente de se construir novamente.A despeito do que Paulo afirmou ser o fundamento, Jesus Cristo, o Caio rejeita segundo suas próprias palavras tudo o que esta escrito na Bíblia e que segundo ele não se alinha com o que Jesus ensinou".
    Não veio por meio desta cuspir no prato em que comi, pois o tempo em que estive desigrejada me foi "útil"ouvi-lo eu não estive sem igreja por ouvi-lo só cheguei até ele depois de uma grande decepção assim como muitos.Hoje estou em uma IPB e muito feliz! Más identifico o liberalismo, relativismo que a teologia de Caio propaga, recentemente com estes últimos videos em que ele fala que Paulo falou d+ em Romanos e que a bíblia Não é correta em tudo que afirma morreu de vez qualquer crédito que ainda depositava em seu ministério.
    Se uma arvore se conhece pelo fruto o fruto do liberal é a falta de fé na palavra e providencia divina na historia para conservação da escritura até os dias de hj.
    Não quero com isso dizer que o liberal não é cristão más é um cristão que entristece os Espirito Santo quando nega uma das funções Dele de fazer com que os discípulos lembrassem de TUDO que Jesus havia ensinado de acordo com Jõao 14 e Jõao 16.
    Hj a verdade é que o ouvinte de Caio não crê nas cartas como nos evangelhos e inventa uma contradição que não existe entre o que ensinou os discípulos principalmente Paulo e Cristo e isso é muito triste, más existe esperança pois eu sou a prova disso!
    Obs vou deixar meu 1° comentário para que sirva de alerta de como é fácil deixar o engano entrar.
    Abraço Dani Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani.
      Muito bom ter você aqui novamente. Fico feliz por sua decisão de compartilhar conosco de algo que normalmente outros fariam questão de esconder.Isso mostra o quão corajosa e decidida a irmã é.A busca da verdade nunca é tarefa fácil e reconsiderar antes de tudo é uma atitude de poucos.
      Gostaria de ter sua autorização para transformar seu comentário em uma postagem.É importante que outros saibam que vale a pena lutar pelo genuíno Evangelho mesmo que isso nos custe ouvir alguns desaforos e colecionar alguns desafetos.
      Um grande abraço.

      Excluir
  40. O "Caminho da Graça" é um movimento que existe pra anunciar que "Deus estava em Cristo, reconciliando consigo mesmo o mundo, e não imputando aos homens as suas transgressões".

    Seu propósito como lugar de reuniões não é viver para sua própria manutenção institucional, jamais... Mas ser apenas, uma Estação de bom ânimo no Caminhar de Fé dos discípulos de Jesus, afim de que recebam o renovo da Palavra de Deus, e ganhem convicção inabalável de que o Amor de Deus permanece Incondicional, que o caminho de volta está aberto, que há perdão disponível, visto que o Pai nos recebe em festa; que se pode ser achado, que se pode reviver para Deus como uma nova criatura; para aí então, ser devolvido a terra e misturado ao mundo, para ser SAL e LUZ!
    Sendo em Cristo tudo que se É, posto que em Cristo se ESTÁ, pra sempre!

    Não somos um lugar, enquanto organização física e geográfica do mero ajuntamento de pessoas, e nem, como representação legítima e legal de onde Deus está. Mas, somos um lugar de simples manifestação do ajuntamento de "gente” que acontece em torno do Evangelho de Jesus, sem nenhum compromisso com sistema religioso... E que entendeu que o "Caminho, é o caminho que todos fazem em Cristo no meio da existência. Portanto, esse ajuntamento é apenas uma ESTAÇÃO na jornada do viver", no chão da vida... Um lugar de bom ânimo e comunhão.

    E nesse sentido, o "Caminho da Graça", enquanto movimento histórico é uma IGREJA, posto ser um lugar onde a Graça tem sabor de vida e a vida tem sabor de Graça! Aqui é um lugar apenas de ENCONTRO, onde todos podem ser e estar conforme a Verdade do EVANGELHO, Puro e Simples... Tendo como único dogma... O amor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, se o “caminho da graça” existe para anunciar que Deus estava em Cristo, ele se encontra desalinhado com o que Jesus ensinou. Essa tarefa ele delegou para a IGREJA e não para um movimento.
      O propósito da Igreja também não é e nem nunca foi viver ou existir para manutenção institucional.
      A Bíblia diz que a IGREJA é a noiva de Cristo, então o que é o “caminho da graça”? Sua amante?
      Renovo da palavra de Deus, convicção inabalável de que o amor de Deus permanece inabalável são ensinos presentes em todas as Igrejas sérias que conheço, logo, qual a necessidade do Caio afirmar que essa prerrogativa é do “caminho da graça”? Por acaso ele descobriu a pólvora?
      Sim, o caminho de volta esta aberto, existe perdão disponível, esses são ensinos recorrentes nas Igrejas, nem eu, nem qualquer Igreja carecemos de que o Caio nos informe o que já recebemos de Cristo.
      O fato de vocês não estarem organizados geográfica e fisicamente não muda nada, não os torna melhores ou detentores de alguma revelação nova.
      A Igreja de Cristo sempre foi e será um lugar de bom ânimo e comunhão, nunca houve e nunca haverá “nenhum caminho ou movimento” que substitua a Igreja de Cristo.
      O “caminho da graça”, Felipe, não é um movimento histórico, por mais que você ou qualquer outro queiram.
      Você é um bom poeta, fala do “caminho” com doçura e inocência, a única coisa que faltou na sua fala foi nos esclarecer de onde o Caio tirou os outros ensinos que nada tem a ver com graça de Deus. Fiz a citação de vários desses absurdos que você se negou a comentar. Por quê?

      Excluir
    2. Só quero fazer uma pergunta : o que é Igreja pra voçe , templos , ou o templo do Espirito Santo ? a menos que eu não tenha te entendido , me parece que já conheço sua resposta

      Excluir
  41. Caio Fabio e o Caminho da Desg...

    ResponderExcluir
  42. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor,não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

    E então lhes direi abertamente:Nunca vos conheci;apartai-vos de mim,vós que praticais a iniqüidade.

    ResponderExcluir
  43. Respostas
    1. Fica mais saber qual opinião se você identificar-se.

      Excluir
  44. Ola Pr. Anselmo Paz e Graça irmao e a todos.Eu admito ouvir e admirar o Caio..rs ja ouvi muita coisa boa dele. Porem, o caio é um pecador, um mero ser humano. Ouvi coisas da parte dele que nao gostei nem aceito! Nao concordo com a mesma e incansavel e repetitiva tecla de acusar os evangelicos em destaque, nao é justo! Tipo, ele esquece que como lider e figura que é pode estar fomentando a criaçao de um tipo de tropa, vanguarda..sei la o que para tmm brigarem..e isso é feio! Ai, junta com essa predisposiçao que nós humanos temos pra idolatria; fechou! Caiolatria na certa. Eu ja reparei numa estaçao irmaos ate copiando os ascessorio do Caio! Idolatria nao da! Ae tenho que deixar minha admiraçao de lado e te apoiar irmao. Oremos pra Deus despertar o Caio e principalmente o povo. Uma frase num video dele eu guardei com carinho e sinto segurança de compartilhar com voces: nao alimente sua fé em pregadores..nem no Caio ou no fulano; leia a biblia. .eu ja fui no caminho, eu gosto de compartilhar fe em Cristo, mas dotrina, só do Mestre Jesus. Ah..e pregar o evangelho tem que ser pregado o arrependimento tmbm neh? Vejo ausencia disso em muitos lugares. Irmaos desculpem meu portugues deslechado.rs tudo de bom Paz!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rafael por deixar aqui suas considerações.Eu também já o ouvi, de alma aberta, já li alguns de seus livros e recomendei outros. Existe infelizmente hoje um grande perigo.O Caio é um cara inteligente, de bons argumentos,talvez por isso, não sei, o orgulho e a presunção tomaram conta de sua alma e consequentemente de seu discurso, e no meio de tanta coisa boa há sempre coisas discrepantes levedando sua palavra. Uma pena, acho isso de verdade. Que Deus tenha misericórdia dele, de nós também, e que, guarde o coração dos cegos que veem nele um exemplo a ser seguido.
      Paz!

      Excluir
  45. Irmaos quero deixar aqui registrado...meu coraçao chora surpreso! As palavras acima do pequeno irmao anselmo sao verdadeiras. Caio é um grande homem, vaso usado por Deus sim, eu admito em publico que recebi muita coisa do evangelho pelo ESPIRITO SANTO atraves dele, como dela boca de mutos hoemsn e mulheres de Deus, no entanto sao apenas vasos...mas quando um vaso se jacta ser o ultimo perfeito e da melhor olaria..entao ja nao temos evangelho. Nao posso acreditar num evangelho que fale tudo o que Jesus falou, mas no finalzinho se sente melhor que os outros! O caminho da Graça poderia ser uma igreja saldavel..mas por causa da caiolatria e do orgulho..nao é. Eh tao doente quanto todas as igrejas que critica. Eu Rafael, sou crente em Jesus, nao pertenço a igreja alguma a nao ser a de cristo...nao me orgulho em afirmar nada, sou pecador, minha e nossa missao é pregar Jesus, andando em amor e uniao; disso eu posso partir desse mundo tranquilo que nao é jactancia, é boa nova de vida de Jessus. Abraço amados

    ResponderExcluir
  46. Eu nunca vi tanta heresia por parte do Caio Fabio , tanto que conheci e agora ele faz grande apologia ao gayzismo e ainda tem vídeos dele exaltando o panteísmo

    ele realmente virou um cara chato

    ResponderExcluir
  47. Bom pastor Anselmo Melo, eu estou tao distante do Brasil, um tanto que o senhor nem imagina,eu sou africano,de um pais chamado Mocambique,eis colonia portuguesa,me converti ao cristianismo em 2011 em uma igreja pentecostal "Evangelica Assembleia de Deus".aprendi muito do Evangelho e a respeito de Jesus,ao decorrer dos tempos fui conhecendo alguns pregadores brasileiros como Marco Feliciano e todo aquele grupo dos gideoes e os demais das outras denominacoes.apos um tempo fincado nesses homens, finalmente conheci um homem de Deus de verdade "Paulo Junior" atraves do seu site e dos homens que ele cita em suas pregacoes, finalmente entendi o que eh o evangelho.exceptuando Paulo Junior os demais que citei acima nada tem haver com o evangelho de Cristo,mas eu encontro na sinceridade e simplicidade de Caio Fabio verdades que muitos de voces religiosos cristao ocultam,ele pode nao ser o melhor de todos mas pelo menos expoe a verdade com clareza.descordo tambem em alguns pontos com ele como no genero linguistico com que se expressa em algumas vezes,mas sinceramente,chama-lo de herege,isso eu contexto.hereges sao esses gideonitas e esses malafaias e toda essa gente que engana o povo e entesoura montantes de reais em seus bolsos.Caio Fabio ensina com simplicidade o que muitos de voces nunca ensinarao porque estao totalmente emaranhados com o "sistema" e para voces quem nao esta dentro eh herege e tudo mais.
    finalizando:NAO CONCORDO QUE O CAMINHO DA GRACA SEJA UMA SEITA, E DISCORDO COM 99% DO QUE O SENHOR ESCREVEU ACIMA.E ACONSELHO-O A DIALOGAR OU ESTUDAR MAIS,SEM SENCACIONALISMOS A RESPEITO DE CAIO FABIO.
    UM AVISO:Cuidado brasileiros,voces estao em uma distancia tao grande do verdadeiro evangelho, pois estao segados pelas atracoes do mundo, vossa igreja eh tao suntuosa e tao magestosa e tao rica,que nao percebem que estao pobres e nus.voltem a palavra e vivam.
    Buscai-me e vivereis,assi disse o Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro,
      como você mesmo afirmou, seu conhecimento do Caio limita-se ao site, ao que ele lá escreve. Eu o conheço de longa data, e de perto.
      Você infelizmente tomou como contra ponto homens pelos quais eu não nutro qualquer admiração. Se quer perco meu tempo ouvindo por exemplo o tal Marcos Feliciano.
      O fato de você concordar ou não com o artigo é direito seu, meu objetivo não é convencer você ou qualquer outro a respeito de nada.
      Agora discordar e não apresentar argumentação é no mínimo leviandade de sua parte.
      As afirmações em "vermelho" é uma espécie de conjunto de doutrinas do "caminho da graça", se não são heresias, pontue uma a uma e me apresente argumentos bíblicos.
      Vir aqui e dizer que concorda ou discorda muda o que Francisco? Nada.
      Caio é um inimigo da Igreja, inimigo do casamento, defensor da homossexualidade como estilo de vida aceitável por Deus. Perdeu-se em meio as letras e a sua arrogância.
      Quer defende-lo? Faça-o, mas apresentes argumentos melhores que sua opinião.

      Excluir
  48. boa noite a todos ...
    depois de anos na igreja , em fim aprendi que religiao ou denominação nao salva ninguem , nem faz ninguem melhor doque realmente é
    nao sou seguidor do caio fabio mas em grande parte concordo com o ponto de vista de dele .
    ... o mais certo que devemos fazer é ser seguidores de cristo , independente da denominação ou religião da qual pertencemos. o unico caminho que pode nos levar a salvação é jesus cristo , fora dele nao ha outro caminho .

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante,
Você pode elogiar ou criticar, observe apenas:
1-Não publicamos criticas de anônimos nem comentários que não estejam relacionados com o assunto.
2-Baixarias e palavrões também não.
3-Nem todas as publicações são de minha autoria e o fato de estarem aqui não implica necessariamente em que eu concorde com todo o teor do post.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Real Time Web Analytics
Template personalizado por Elaine Gaspareto

TOPO ▲